O quadro do campeonato de Cabo Verde em futebol, edição 2016/17, que arranca sábado, 13, ficou completo, com a inédita conquista do título de Santiago Norte pela equipa do AJAC, da Calheta de São Miguel.


A formação da AJAC goleou Flor Jovem por 5-0 e venceu o regional com 48 pontos, mais dois que o Benfica de Santa Cruz, que foi empatar a duas bolas em Assomada com o Asso Juventus.
Entretanto, a equipa de Santa Cruz fez também a festa, alegando ter já apresentado um protesto na secretária, devido a “utilização irregular” de um futebolista pela formação de São Miguel.
Até prova contrária, o clube Associação Juvenil dos Amigos da Calheta (AJAC) fica inserido no Grupo A, juntamente com os campeões regionais do Maio (Onze Unidos), de São Nicolau (Ultramarina) e Fogo (Vulcânicos) e vai fazer a sua estreia absoluta no Nacional de Futebol, em casa, na recepção aos Vulcânicos.
Sob novo figurino, a Federação Cabo-verdiana de Futebol organiza a edição 2016/17 do campeonato nacional no formato de três grupos de quatro equipas cada, no sistema de todos contra todos a duas voltas, sendo que os dois primeiros classificados se apuram para as meias-finais a serem disputadas, a duas mãos, isto é, a 24 de Junho e a 01 de Julho.
Jogos da 1ª Jornada:
Grupo A: Onze Unidos (Maio) x Ultramarina (São Nicolau) e AJAC (Santiago Norte) x Vulcânicos (Fogo).
Grupo B: Paulense (Santo Antão Norte) x Mindelense (São Vicente) e Académica Porto Novo (Santo Antão Sul) x Académico (Sal).
Grupo C: Derby (São Vicente) x Sporting Praia (Santiago Sul) e Sal-Rei (Boa Vista) x Sporting (Brava).
Fonte: Inforpress