A partida entre o Sporting da Praia e sua congénere da Brava, referente à terceira jornada do Grupo C é o jogo de destaque deste fim-de-semana no Campeonato Nacional de Futebol, que arrancou a 13 de Maio.


As duas equipas lideram o grupo “ex-aequo” com seis pontos e esta partida, a realizar-se sábado, 27, no Estádio Várzea (Cidade da Praia), é considerada muito importante para a liderança do grupo e nas aspirações de ambas as equipas rumo às meias-finais da competição.
A equipa leonina da capital iniciou a prova com triunfo por 1-0 ante ao Derby, na Ilha de São Vicente e na segunda jornada bateu o Sal-Rei, campeão da Boa Vista, por 3-0, confirmando a sua condição de um “crónico candidato” ao título nacional.
Já a formação bravanse, tem sido nessas duas jornadas a equipa “sensação” do campeonato nacional, e como prova disso foi a vitória sobre o Derby, vice-campeão de São Vicente, por 2-1, no jogo referente à segunda jornada, realizado no Estádio Municipal Aquiles d’Oliveira.
Na jornada de estreia o Sporting da Brava viajou à Ilha da Boa Vista para vencer o Sal-Rei por 1-0.
As duas equipas cruzaram-se no Campeonato Nacional em 2014 e o Sporting da Praia vencera por 3-0, como golos de Ró, que bisou, e Júnior.
No outro jogo deste grupo, Derby e Sal-Rei, equipas que ainda não pontuaram, defrontam-se no Estádio Adérito Sena, na cidade do Mindelo, São Vicente.
Com um novo figurino, a Federação Cabo-verdiana de Futebol organiza a edição 2016/17 do campeonato nacional no formato de três grupos de quatro equipas cada, no sistema de todos contra todos a duas voltas, sendo que três primeiros de cada grupo mais o melhor segundo lugar apuram para as meias-finais a serem disputadas, a duas mãos, isto é, a 24 de Junho e a 01 de Julho.
Quadro de jogos da 3ª jornada:
Grupo A: Onze Unidos – AJAC, Ultramarina – Vulcânicos
Grupo B:  Paulense – Académica de Porto Novo, Mindelense -Académico do Sal.
Grupo C: Sporting da Praia – Sporting da Brava, Derby – Sal – Rei.
Fonte: Inforpress