O Sporting da Praia é a única equipa que conseguiu a passagem para as meias-finais do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, concluída a quinta jornada da prova no domingo.


A equipa leónica da capital já arrecadou 13 pontos, fruto de quatro vitórias e um empate, quatro pontos a mais que o Sporting da Brava, que este fim-de-semana perdeu com o Derby, de São Vicente, por 2-1.
Os leões da Brava ficam, mesmo assim, bem posicionados para passar às meias-finais como o melhor segundo lugar da competição, apesar de ter o Derby na perseguição, já que os sanvicentinos passam a somar sete pontos, neste Grupo C.
No Grupo B, destaque vai para a primeira derrota do campeão em título, o Mindelense, que “sucumbiu” por 2-1, ante a Académica do Porto Novo, que passa a somar oito pontos, e com chanches matemáticas de passar à segunda fase já que está a dois pontos do Mindelense, a uma jornada do fim da fase do grupos.
As contas estão mais complicadas no Grupo A, com Ultramarina, de São Nicolau e Onze Unidos, do Maio, a dividirem a liderança com 10 pontos, e o AJAC da Calheta e Vulcânicos, do Fogo, fora da corrida.
Sendo assim, a última jornada neste grupo promete, uma vez que a Ultramarina viaja à ilha do Fogo para defrontar os Vulcânicos, enquanto o Onze Unidos desloca-se a Santiago Note para jogar com AJAC, na Calheta.
O campeonato de Cabo Verde, em futebol, estreou este ano um novo figurino com três grupos de quatro equipas, em que se apuram para as meias-finais os vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado.
Quadro de jogos da 6ª jornada:
Grupo A:  AJAC –  Onze Unidos, Ultramarina – Vulcânicos.
Grupo B: Académica de Porto Novo –  Paulense, Académico do Sal – Mindelense
Grupo C:  Sporting da Brava – Sporting da Praia, Sal-Rei – Derby.
Fonte: Inforpress