A Académica do Porto Novo venceu hoje o Mindelense, no seu reduto por 2-1, em jogo a contar para quinta jornada do Grupo B do campeonato nacional, e mantém vivas as esperanças de chegar às meias-finais da competição.


O jogo teve o domínio da Académica do Porto Novo que ao intervalo vencia por 1-0, golo apontado, aos 45 minutos, por intermédio do defesa Kokita.
O Mindelense, que na etapa inicial fez um jogo de contenção deu “um ar da sua graça” no primeiro quarto de hora da segunda parte, período em que restabeleceu a igualdade, através do avançado Papálelé.
A partir de 70 minutos, a Académica ficou reduzida a dez unidades, por expulsão do avançado Liedson, na sequência de uma agressão a um adversário.
Mesmo em inferioridade numérica, a equipa representante de Santo Antão – Sul fez recuar o Mindelense e, aos 82 minutos, recuperou a vantagem no marcador, apontando o segundo golo, através do médio Tucim.
Vitoria “justa” dos vice-campeões nacionais em título, segundo o técnico Gunga Fonseca, enaltecendo a qualidade do futebol praticado pela sua equipa, que continua na luta pela liderança do grupo B.
Segundo Gunga Fonseca, a Académica, que, a seu ver, “entra em qualquer jogo para ganhar”, conseguiu o objectivo, inicialmente, traçado que era a conquista dos três pontos para poder continuar a sonhar com a próxima fase da prova.
O Rui Alberto, treinador do Mindelense, admitiu a superioridade do adversário na primeira parte, considerando que, na etapa complementar, a formação encarnada foi superior, mas, mesmo assim, não conseguiu os seus intentos, que eram, pelo menos, empatar, resultado que daria o “passaporte” às semi-finais.
No outro jogo do grupo B, o Paulense perdeu em casa por 1-3, frente ao Académico do Sal.
O Mindelense, apesar da derrota, continua na liderança do grupo, com 10 pontos, e a Académica mantém-se na perseguição, com oito pontos.
O Académico do Sal e o Paulense, já sem hipóteses para chegar às meias-finais, ocupam o terceiro e o quarto lugares, com cinco e três pontos, respectivamente.
Na próxima jornada, a última da primeira fase, a Académica do Porto Novo recebe o Paulense e o Mindelense vai à ilha do Sal, jogar com o Académico do Aeroporto.
Fonte: Inforpress