Os “Onze Unidos”, do Maio, falhou hoje o acesso às meias-finais do campeonato nacional de futebol ao ceder um empate (2-2) com o AJAC, no período de compensações, em jogo da última jornada da fase de Grupo em São Miguel.


A contar para a sexta jornada do Grupo A, da edição 2016/17 do Nacional de Futebol, a formação dos Onze Unidos deixou fugir a qualificação nos últimos segundos do jogo, pois que aos 90+5 viu Kiki restabelecer a igualdade 2-2 , na transformação de uma grande penalidade.
Este resultado ditou por terra as aspirações da formação maiense, pois que bastava a vitória para se qualificar como segundo melhor classificado, num grupo que disputava taca-a-taco com a Ultramarina de São Nicolau a passagem a segunda fase.
E a partida até que estava a correr de perfeição para a formação do Maio que veio a São Miguel apoiada por uma forte claque que acompanhou o seu campeão regional nesta deslocação ao interior de Santiago.
É que não obstante a formação caseira ter-se adiantado no “placard” por intermédio de Isaías, a equipa do Maio chegou a dar a cambalhota no marcador na segunda etapa com tentos de Zela, aos 58 minutos, grande penalidade e, de Pi Branco, aos 78.
É de se referir que a equipa dos Onze Unidos jogou praticamente todo o segundo tempo com mais um elemento em campo, pois que David da AJAC foi expulso desde o 12º minuto da etapa complementar, no lance de grande penalidade contra a sua equipa.
O empate consentido pelos Onze Unidos favoreceu a Académica do Porto Novo que, ao golear o Paulense por 3-0, em jogo derradeiro do Grupo B, disputado no seu reduto, terminou a prova com os mesmos 11 pontos que os Onze Unidos.
A formação de Santo Antão qualificou-se como melhor segundo lugar em virtude de melhor “goal-average”, com um saldo positivo de 12 bolas marcadas e sete sofridas (saldo de 5 golos) ao passo que, também, com 11 pontos, Onze Unidos ficou pelo caminho com 9 golos apontados contra seis encaixados (saldo de 3 tentos).
Com este acumular de resultados, passam às meias-finais as equipas da Ultramarina de São Nicolau, do Mindelense (tetracampeão em título) e do Sporting da Praia na qualidade de vencedores de grupo e a Académica do Porto Novo, como melhor segundo classificado
Quadro das meias-finais:
1ª mão: Ultramarina (São Nicolau) x Mindelense (São Vicente).
Académica Porto Novo (Santo Antão Sul) x Sporting da Praia (Santiago Sul).
Resultados completos da 6ª e última Jornada:
Grupo A: AJAC, 2 – Onze Unidos, 2 e Vulcânicos, 1 – Ultramarina, 2
Grupo B:Acad P. Novo, 3 – Paulense, 0 e Académico Sal, 0 – Mindelense, 2
Grupo C: Sal-Rei, 0 – Derby, 2 e Sporting Brava, 0 – Sporting Praia, 0
Fonte: Inforpress