A Académica da Praia venceu esta tarde a Académica do Porto Novo por 2-1, no Estádio da Várzea, em jogo da última jornada do Grupo A do Campeonato de Cabo Verde em futebol e apura-se para as meias-finais como vencedor desta poule.


Numa partida bem disputada, com a incógnita a persistir até ao último minuto, já que ambas as agremiações jogavam em busca da qualificação, a formação caseira adiantou-se no marcador aos 19 minutos, através de um livre directo apontado de forma irrepreensível por Edson.
Num jogo de parada e respostas, a equipa da capital aumentou o “score” aos 36 minutos num lance de grande pormenor técnico do avançado Ró, ao trocar os olhos a um defensor contrário no corredor direito do seu ataque para depois colocar o esférico por entre as pernas do guarda-redes Ady.
O conjunto do Porto No não se deu por vencido e teve o seu golo de honra aos 41 minutos, num cabeceamento certeiro do inevitável Xalote, jovem dianteiro que marcou o seu sétimo golo, tendo cometido a proeza de marcar em todos os seis jogos da sua equipa nesta primeira fase.
Com este resultado e feito o empate, houve muita euforia nas bancadas, com as duas claques afectas ás respectivas equipas em competição a tentarem animar os jogadores ao ritmo de batucadas e sambas, mas não houve qualquer outra alteração no resultado.
É que no reatamento da partida a Académica do Porto Novo tentou chegar ao empate, mas a “Micá” da Praia fez o seu futebol de contra-ofensiva com um jogo controlado até ao apito final da equipa de arbitragem que veio da ilha do Sal, chefiada por Fábio Vaz e que, de acordo com a crítica não esteve à altura do prélio.
Com esta vitória, a Académica da Praia vence o Grupo A com 11 pontos, por força do empate do anterior líder, o Mindelense, que foi a Boa Vista consentir um empate a 2-2.
Já a Académica do Porto Novo, equipa da região desportiva que vai acolher a final desta prova a 7 de Junho, fica pelo caminho ocupando o terceiro lugar do Grupo A, e junta-se assim ao Sal-Rei, a outra equipa que foi eliminada do Grupo.
Inforpress