O Foguetões e a Académica da Praia empataram hoje, sem golos, em partida da primeira mão das meias-finais do campeonato nacional de futebol e deixam tudo em aberto para o próximo jogo.


Na primeira parte da partida realizada no Estádio João Serra, em Ponta do Sol, a equipa da Académica da Praia ficou a reclamar de uma grande penalidade não assinalada pelo árbitro. Ovídio Tavares apontou para a marca da grande penalidade numa falta  sobre o avançado Kily, mas mudaria de ideia depois de consultar um dos seus auxiliares.
No segundo tempo, a representante de Santiago Sul foi mais forte, tendo mesmo desperdiçado algumas oportunidades de golo por intermédio do avançado  Sunday.
A Académica da Praia acertou por duas vezes no poste da baliza do Foguetões, mas até o final do jogo não conseguiu materializar em golo as oportunidades criadas, sempre com Sunday e Ró como protagonistas.
O Foguetões tentou sair sempre em contra ataque, sem nunca importunar o guarda-redes Ary, que rendeu o habitual titular, Cachito, que nem esteve no banco dos suplentes.
O jogo  foi dirigido por um trio de arbitragem da ilha Brava, chefiada por Ovídio Tavares, que, no final da partida foi muito criticado pelos jogadores da Académica.
A segunda fase do campeonato nacional de futebol arrancou sábado, com o Mindelense a vencer o Palmeira por 2-1, num jogo também referente à primeira mão, realizado no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.
Os jogos da segunda mão disputam-se no fim-de-semana de 26 e 27 de Maio  com o Palmeira (Sal) a receber o Mindelense (São Vicente),  enquanto os Foguetões viajam à capital para defrontar a Académica, no Estádio da Várzea.
A final do campeonato nacional, que pela primeira vez vai ser disputada num único jogo, está marcada para 02 de Junho, no Estádio Municipal de Porto Novo, em Santo Antão.
Ficha do jogo
Estádio João Serra (Santo Antão)
Constituição das equipas:
Foguetões: Nuno (guarda-redes), Ivan, Júnior, Kennedy (cap), Robinho, Cristopher, Kovól,Pitú, Djosa, Helby e Jon de Bibi.
Suplentes: Gaby (guarda-redes), Kellinha, Lela, Caicedo, Rui, Rot e Nutch
Académica da Praia: Ary, Edidi, Admar (cap), Zequinha, Tidi, Tabaco, Nelito, Edson, Kily, Sunday e Ró.
Suplentes: Dário, Wilker, Bruno, Michael, Djordy e Paulo.
Equipa de Arbitragem:
Àrbitro Principal: Ovídio Tavares (Brava)
Assistentes: José Oliveira e António Santos (Brava)
Quarto árbitro: Henrique Paiva (Brava)
Delegado do jogo: José Lima (Boa Vista).
Inforpress