A Associação Académica do Fogo foi derrotada em “casa” pela sua congénere da Praia por uma bola a zero no jogo a contar para a quinta jornada do grupo A do campeonato nacional de futebol.


A Académica que à entrada para esta jornada ainda sonhava com a hipótese de se qualificar, mas para tal teria de vencer esta partida frente à Académica da Praia e depois deslocar-se a Santo Antão com a mesma finalidade, até começou melhor e logo no primeiro minuto quase chegava ao golo.
Numa partida com muitas faltas devido a contacto físico intenso, a Académica do Fogo desperdiçou demasiadas oportunidades de golos para uma equipa que quer  levar de vencida o seu adversário e nesta partida em concreto teve de longe mais situações de golos que foram desperdiçadas, sobretudo por Sy e Cá, e outras vezes a bola embateu contra o ferro da baliza do guarda-redes Oblack da Académica da Praia.
A equipa visitante marcou na passagem do minuto 15 do primeiro tempo por intermédio de Jacknick, com um cruzamento do lado direito perto da linha do fundo com o guarda-redes Djidje a não sair bem na fotografia.
O jogo quase teve o sentido único com equipa que joga em “casa” a pressionar, mas sem tirar proveito no momento de concretização, mas na ponta final do desafio a formação que veio da Praia despertou-se e criou algumas ocasiões e inclusive ficou por assinalar uma grande penalidade a favor da Académica da Praia.
A equipa de arbitragem, o trio que veio da região desportiva de Santo Antão Norte, constituída por Nelson Nascimento, Nelton Monteiro e Emanuel Santos, o quarto árbitro foi Bruno Cardoso (Fogo) não esteve isento de erros, apesar de não ter influência no resultado.
Não marcou uma penalidade a favor da Académica da Praia e não admoestou o capitão da Académica do Fogo, Kevin, que teve um comportamento incorrecto para com o próprio árbitro na forma como protestou à sua frente sem ver o amarelo.
O autor do golo da Académica da Praia, Jacknick, fi expulso no período de compensação por acumulação de amarelos e Bobana da Académica do Fogo também foi expulso, ainda no tempo regulamentar, por acumulação de amarelos. Nonino da Académica do Fogo e Paulo da Académica da Praia também viram cartões amarelos.
Com esta derrota a Académica do Fogo vai na próxima jornada a Santo Antão Sul defrontar a Académica local, enquanto Académica da Praia recebe o Mindelense, nos jogos da sexta e última jornada do grupo A do campeonato nacional de Futebol.
O grupo é liderado pelo Mindelense com nove pontos, seguido da Académica do Porto Novo com sete pontos, Académica da Praia cinco e Académica do Fogo é último do grupo com apenas três pontos, frutos de três empates, sendo dois em casa a um golo frente ao Mindelense e Académica do Porto Novo e outro na Várzea frente à Académica da Praia.
A Académica do Fogo é a única equipa do grupo A que ainda não venceu no campeonato nacional de futebol.
Inforpress