A equipa de futebol do liceu de Brockton (Brockton High School – BHS) sagrou-se no sábado, dia 18, campeão do Campeonato liceal de Massachusetts, da primeira divisão.


Primeiro título de campeão de Massachussetts dos “Boxers”, nome inspirado em Rocky Marciano e Marvin Hagler, lendários pugilistas da Cidade dos Campeões.

A equipa composta na sua maioria por jovens estudantes cabo-verdianos (apenas 4 jogadores não são cabo-verdianos) derrotou o Longmeadow por 5-3 em jogo da final, disputado em Worcester.

Os “criolos” foram ao intervalo a perder por 2-0.

Inspirados por centenas de cabo-verdianos, que apesar do frio e da distância, se deslocaram ao Estádio, com bandeiras de Cabo Verde nas mãos, os pupilos de Herminio Furtado, deram volta ao resultado, com Leonardo Teixeira a marcar 2 golos nos primeiros 25 minutos da segunda parte.

Para o delírio do público presente, seguiram mais dois golos do BHS. Assistência de Leonardo Teixeira para Jonathan Rodrigues fazer o 3-2 e o terceiro golo da tarde do avançado, 4-2.

Longmeadow reduziu para 4-3, aos 78 minutos, mas Riven Rodrigues fixou o resultado final de 5-3 a dois minutos do fim, com mais uma assistência da tarde da figura do jogo, Leonardo Teixeira.

Um momento de orgulho para os cabo-verdianos nas terras do "Uncle Sam" e não só.

“We did it! I wanted to build a team. The players took it over to build a winning machine (Conseguimos! Queria construir uma equipa. Os jogadores tomaram o controle para construírem uma máquina vencedora.)”, disse, visivelmente satisfeito, o treinador Herminio Furtado depois do jogo.