Troy Pina, nadador da Universidade de Saint Peter, irá competir para a Selecção de Cabo Verde de Natação.


Pina, de 19 anos, completou, no ano passado, a sua primeira temporada como campeão universitário masculino da Divisão I, em seu primeiro ano como estudante-atleta da Universidade de Saint Peter. Além de sua classificação como nadador, Pina também competiu como membro das equipas de atletismo “indoor” e “outdoor”.

"Tenho orgulho de fazer parte da Federação Nacional de Natação e ser o primeiro representante masculino de natação de Cabo Verde", disse Pina.

"Espero ser um grande modelo para os jovens de Cabo Verde e aqui nos EUA. Tentarei ajudar a expandir o desporto de natação nas Ilhas e aqui em toda a comunidade afro-americana", continuou o atleta que será o primeiro a competir no cenário internacional para Cabo Verde.

Estará competindo pela primeira vez de 10 a 17 de setembro no CANA African Championships, a primeira vez que Cabo Verde mandará uma equipe de natação para um encontro internacional.

Isso fará com que Pina seja elegível para o Campeonato Mundial no verão de 2019 e depois para as Olimpíadas em 2020.

Pina também estará competindo em águas abertas no Sal 2019 nos Jogos Africanos de Praia, onde Cabo Verde competirá na Ilha Sal pela primeira vez.

 "Até agora, a experiência parece surreal para mim", acrescentou Pina.

"Tenho orgulho em representar Cabo Verde e ansioso para competir no meu primeiro encontro internacional no próximo mês de Setembro. É um grande sentimento também ter duas irmãs competindo comigo por Cabo Verde.", disse.