Futebol: Associação Maracanã já se prepara para organizar o I Torneio Internacional de sub-13 em Ponta d’Água


A Associação Cultural e Desportiva Maracanã trabalha na realização do seu I Torneio Internacional de sub-13, em Ponta d’Água, envolvendo academia de futebol dos EUA, Holanda, França, Portugal e diversas ilhas do País.


O coordenador-geral da Associação Maracanã avançou à Inforpress que o evento está previsto para Julho do próximo ano e que já tem já confirmada a participação seis a oito equipas estrangeiras em representação dos EUA, de Portugal, França e da Holanda (Futebol Clube Maiense).

A nível interno, explicitou, para além dos anfitriões, a prova vai contar com o concurso de Falcões do Norte (São Vicente) e equipas desta categoria das regiões desportivas do Sal, do Maio e Santiago Norte.

O torneio está idealizado para ser realizado no Campo de Ponta d’Água, como forma de projectar a localidade, mas este dirigente mostrou-se apreensivo com o estado actual do relvado sintético da infra-estrutura que, apontou, “clama pela conclusão das obras de recuperação”.

Carlos Tavares revelou que a Associação Cultural e Desportiva Maracanã beneficiou de uma formação em França através de uma associação na cidade de Amiens, que permite a vinda a Cabo Verde de cinco treinadores com “larga experiência”, inclusive na primeira divisão da Liga Francesa, para orientar as formações.

Carlos Tavares, que é também um dos fundadores desta organização, explicou que o grupo de treinadores virá a Cabo Verde de forma faseada, com o propósito de “ajudar Maracanã a “estruturar verdadeiramente” a sua escola de futebol, mediante acções de capacitação direcionada aos monitores e métodos do ensinamento das escolas de iniciação desportivas”.

“Isto para podermos melhorar o nosso desempenho, pois para além da formação recebemos benefício para podermos pagar alguns monitores”, precisou.  

A nível interno, disse que a associação se prepara para a próxima edição dos campeonatos de formação, designadamente a Liga Play, ainda que aguarde por uma confirmação da data desta prova.
SR/AA
Inforpress


Print   Email