
Carlos Morais , Caloichi, lançou,no dia 24 de agosto, a sua candidatura a presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS), vaga deixada com a saída de Donnay Avelino para a Federação cabo-verdiana de Futebol.
Publicamos na íntegra o lançamento oficial do antigo internacional de Cabo Verde em Futebol e Basquetebol, formado em Educação Física e professor de Educação Física.
“Caros associados,
É com grande sentido de responsabilidade, respeito e compromisso que apresento a minha candidatura à Presidência da nossa Associação Regional Futebol Santiago Sul
Eu Carlos Morais (caloichi), ex-internacional cabo-verdiano, futebol e basquetebol ,formado em Educação Física e professor de Educação Física. Ao longo da minha carreira, dentro e fora do desporto, aprendi que a liderança se constrói com trabalho, disciplina, união e dedicação às pessoas.
A experiência que adquiri como atleta de alto rendimento e como profissional da educação permitiu-me desenvolver competências de gestão, trabalho em equipa e formação de jovens, valores que pretendo colocar ao serviço da nossa Associação.
A minha candidatura nasce da vontade de fortalecer a instituição, promover maior participação dos associados, apoiar o desenvolvimento do desporto e criar oportunidades que beneficiem toda a comunidade e os clubes.
Acredito que, juntos, podemos construir uma Associação mais forte, mais transparente e mais próxima de todos.
Conto com a vossa confiança e apoio para iniciarmos esta nova etapa de crescimento e sucesso.
Com estima,
Carlos Morais (Caloichi)
Candidato à Presidência da Associação”
As eleições para os novos órgãos sociais da ARFSS estão marcadas para 05 de Setembro nas instalações da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na Cidade da Praia.
O percurso desportivo de Caloichi:
Nascido a 21 de Março de 1976, em Achada de Santo António, cidade da Praia, Carlos Pedro Morais, conhecido por Caloichi, iniciou o seu percurso no futebol em 1993, aos 16 anos, na Académica da Praia.
Permaneceu na Académica até 1996, altura em que saiu para Portugal para representar Ovarense.
Depois de um ano, sofreu uma lesão e regressou a Cabo Verde e vestiu a camisola do Sporting da Praia, na época 1998-1999.
Um ano depois regressou a Portugal, desta feita para representar Avanca, onde sagrou-se melhor marcador da segunda divisão B com 22 golos.
Mudou-se para o Salgueiros, que disputava a primeira divisão, permanecendo no clube de 2000 para 2002.
Um avançado e estremo esquerdo/direito muito técnico, um especialista em dribles em velocidade, e um grande finalizador, saiu para Qatar onde passou oito anos representando grandes clubes daquele país e jogando na mesma equipa ou contra jogadores de nomes reconhecidos internacionalmente, tais como: Romário, Guardiola, o franco-ganês Desailly, o alemão Effenberg, e os irmãos holandeses Ronald e Frank de Boer, de entre outros.
De 2002 a 2006, Representou o Al Ahli. Conseguindo, no segundo ano no clube, chegar á final da Copa do Rei com o conterrâneo Carlos Alhinho como treinador.
Um jogador muito querido e reconhecido pelos adeptos do futebol qatari, Caloichi, é o melhor marcador da história do Al Ahli.
Pelo Al Ahli, foi jogador do ano do Qatar na temporada 2004.
Do Al Alhi transferiu-se para o Al-Sailiya, onde ficou por duas temporadas.
Passou uma temporada no Al-Shamal, a de 2007-2008, depois mudou-se para Massamir na época 2008-2009.
No Qatar, ainda representou o Al-Kharaitiyat, na época 2009-2010, e o Markhya, em 2010-2011, antes de regressar a Cabo Verde para representar o Sporting da Praia, época 2012.
Nesta mesma época, sagrou-se campeão de Santiago e de Cabo Verde e foi o melhor marcador de Santiago e de Cabo Verde.
Durante o tempo no Qatar, conseguiu uma média de 10 golos por ano.
Foi chamado várias vezes para representar a seleção Nacional.
Sempre que chamado, eram horas de voo, muitas fronteiras, muitos aeroportos e muitos atrasos.
Às vezes chegava cansado, perto da hora do jogo, mas sempre mostrou uma disposição enorme de representar o país.
Apesar de todo o sacrifício sente-se orgulhoso de ter dado o seu contributo.
A estreia aconteceu em 1996, na Taça Amílcar Cabral de Mauritânia. Uma boa prestação da seleção orientada por Armando Soares (Armandinho) ao conseguir o terceiro lugar na prova.
Fez parte da Seleção nacional na histórica conquista da Taça Amilcar Cabral em 2000.
Cabo Verde, que em 1979 estreou-se na primeira edição da prova, conseguiu conquistar o título que perseguia por quase 21 anos, ao vencer a Seleção do Senegal por 1-0 no jogo da final, disputado no Estádio da Várzea, com golo do ponta de lança e capitão Toy de Sal.
Despediu-se da seleção em 2007 num jogo contra Algéria, deixando um legado na seleção nacional, de 13 golos apontados em jogos oficiais e autor do primeiro golo de Cabo Verde num jogo de qualificação para uma copa do mundo.
Marcou no empate a uma bola frente a Suazilândia em jogo de qualificação para a fase de grupos de qualificação para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.
Para além do futebol destacou-se no basquetebol, modalidade que iniciou ainda jovem no EBET até chegar aos seniores do Prédio.
Em 1996, ajudou Cabo Verde na conquista de campeão do torneio da Zona II.
Uma grande carreira a nível de clubes e de seleção que deve ser valorizada.
Foi diretor desportivo no Sporting da praia em 2012, sagrando-se campeão de Santiago com o clube leonino.
A nível de veteranos representa a equipa de Qatar, onde já conquistou vários títulos.
ADP/CrioloSports
