Futebol: Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar Mundial 2030 de futebol



O Mundial de Futebol de 2030 terá lugar em Marrocos, Espanha e Portugal, anunciou quarta-feira a Federação Internacik nal de Futebol (FIFA) num comunicado publicado no seu website.


A candidatura destes três países localizados em ambos os lados do Mar Mediterrâneo foi a única na corrida para suceder ao trio Estados Unidos–Canadá–México que acolherá a próxima edição em 2026, lê-na na nota.

Mas, para assinalar devidamente os 100 anos do Mundial, a FIFA decidiu que as três primeiras partidas da competição de 2030 serão disputadas no Uruguai, que acolheu e venceu a primeira edição em 1930, no Paraguai e na Argentina.

Esta será a primeira vez que o evento acontecerá em seis países distribuídos por três continentes, designadamente África (Marrocos), Europa (Espanha e Portugal) e América (Uruguai, Paraguai e Argentina).

As confederações destes diferentes continentes concordaram com esta fórmula e, segundo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, “num mundo dividido, a FIFA e o futebol procuram a unir-se”.

Segundo ele, não se tratará apenas de “celebrar o futebol, mas também de promover uma coesão social e cultural única”, para, de uma certa forma, transmitir “uma mensagem forte de paz, tolerância e inclusão.”

No entanto, os critérios técnicos para tal organização ainda não serão validados, antes do final de 2024, segundo a FIFA.

ADP/pana/CrioloSports


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.