Atletismo: “Cabo Verde Trails Series representa um caminho para a preparação do país na retoma económica” – Ministro do Desporto



O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que presidiu o ato de apresentação da iniciativa “Cabo Verde Trails Series” (CVTS), sublinhou esta quarta-feira, 17, que este produto representa um dos principais caminhos para a preparação do país na retoma económica, na sequência dos efeitos desta pandemia da Covid-19 por que passamos aqui e no mundo.


Para Fernando Elísio Freire, Cabo Verde continua a fazer história e a preparar-se para o futuro com o lançamento deste novo produto turístico/desportivo que é o Projeto “Cabo Verde Trail Series”.

De referir que o CVTS é um projeto de promoção da prática desportiva e turística, cujo programa inclui cinco eventos de trail running (caminhadas, provas de trail running, acções infantis e juvenis). O círculo engloba as ilhas de São Nicolau, Maio, Santiago, Santo Antão e Fogo, estimando a participação de 3.000 mil pessoas, das quais 1.200 são crianças.

“O turismo tem sido o principal motor de desenvolvimento de Cabo Verde, mas essencialmente o turismo ligado às praias e ao sol”, salientou o titular da pasta do Desporto, defendendo que desde o início da legislatura o desporto foi também definido como um fator de crescimento económico, tendo explicado que foi introduzido na lei de bases da atividade física e do desporto, um capítulo dedicado ao turismo para permitir a sua ligação ao desporto.

Fernando Elísio Freire considera que o desporto inclusivo, permite ascensão social, igualar as oportunidades, mas também permite a criação de riqueza.  “E é isso que estamos a fazer neste momento – a utilizar o que Cabo Verde tem de melhor e através do desporto criar riqueza”, frisou.

Com o lançamento da iniciativa “Cabo Verde Trail Series” confirma-se que estamos a aproveitar as potencialidades de cada ilha de Cabo Verde, associando-as ao desporto e permitindo o desenvolvimento da atividade económica, conforme realçou o Ministro.

“Ao trazermos para Cabo Verde os Jogos Africanos de Praia, o Campeonato Africano de Andebol, masculino e feminino, o Afrobasket, as competições na área do desporto náutico, provamos que tínhamos razão que este era o caminho de Cabo Verde na organização de eventos internacionais”, enfatizou.

O Ministro realçou ainda que Governo tomou várias medidas institucionais, a nível do desporto, para criar as condições de credibilidade do país, como o Instituto do Desporto e da Juventude, a Organização Nacional Antidopagem, além do respeito às legislações e o respeito da autonomia das federações desportivas, contando com grandes parceiros que são as câmaras municipais. “Juntos estamos a credibilizar ainda mais o nosso país e a trazer eventos que vão permitir a prática desportiva, a criação de riqueza e a afirmação de Cabo Verde no mundo”.

Referimos ainda que o projeto “Cabo Verde Trail Series” tem como objetivos principais promover a prática do desporto de montanha, contribuir para a diversificação dos produtos turísticos e atrair turistas nacionais e internacionais, bem como estimular o desenvolvimento e social das zonas de baixa densidade e criar o Circuito Nacional de Trail Run (CNTR) em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo.

Associado a iniciativas de cariz económico, social, cultural e de capacitação, o CVTS é destinado a toda a população cabo-verdiana, atletas, crianças, jovens e adultos, assim como aos cidadãos estrangeiros amantes da natureza e das modalidades de Trekking, Trail e Ultra Trail.
Gov.cv


Print   Email