A equipa de Luzabril foi a única que milita no segundo escalão que conseguiu a qualificação para a próxima fase da Taça Fogo, em futebol, ao eliminar o Vaencia, do escalão principal, por 1-0.


Esta foi a surpresa da segunda eliminatória da taça cujos jogos foram disputados entre sexta-feira e domingo, nos estádios 5 de Julho em São Filipe e Francisco José Rodrigues nos Mosteiros.
Três outras equipas do escalão secundário estiveram prestes a qualificar, mas foram eliminadas na marcação de grandes penalidades.
Nos Mosteiros o Atlético do segundo escalão impôs um empate a um golo frente ao No Pintcha, mas acabou por cair na marcação de grandes penalidades.
No estádio 5 de Julho, as equipas de Nova Era e Desportivo, ambas do segundo escalão tiveram a mesma sorte que o Atlético dos Mosteiros. A Nova Era depois de empatar a zero golos durante o tempo regulamentar com o Spartak, perdeu por 4-3 na marcação de grandes penalidades, enquanto o Desportivo depois de empatar a um golo frente ao Botafogo, também desperdiçou a oportunidade de qualificar para a fase seguinte, perdendo por 4-3.
O Desportivo teve três oportunidades para qualificar, mas não conseguiu aproveitar as oportunidades e ficou pelo caminho.
Resultado completo da segunda eliminatória da taça Fogo: Vulcânico 6 – Juventude 1, Baxada 1 – ABC de Patim 5, Académica 9 – Esperança 0, Valencia 0 – Luzabril 1, No Pintcha 1 – Atlético 1, Cutelinho 3 – União São Lourenço 0 (falta de comparência), Spartak 0 – Nova Era 0 (4-3 grandes penalidades) e Botafogo 1 – Desportivo 1 (4-3 nas grandes penalidades).
As equipas do Académica, Vulcânico, ABC de Patim, Botafogo, Spartak (São Filipe), Cutelinho e No Pintcha (Mosteiros) todas do primeiro escalão, e Luzabril (São Filipe) do segundo escalão vão disputar a terceira eliminatória da taça Fogo cujos jogos estão calendarizados para os dias 06 e 07 de Fevereiro.
Fonte: inforpress