A equipa de Baxada, de Cova Figueira, foi derrotada na tarde de hoje no estádio 5 de Julho pelo ABC de Patim por 3-1 e é despromovida ao segundo escalão quando faltam ainda disputar duas jornadas.


A formação de Santa Catarina estava proibida de perder com o ABC de Patim para continuar a sonhar com a manutenção, e em caso de vitória teria que ser por margem expressiva, mas foi o ABC de Patim que venceu a partida, garantindo, assim, a manutenção no primeiro escalão.
Com a despromoção de Baxada, o município de Santa Catarina não terá nenhuma equipa no escalão principal do futebol do Fogo na próxima época, já que nenhuma das equipas deste concelho que militam no segundo escalão conseguiram passar para a segunda fase e com possibilidade de ascender ao primeiro escalão.
A décima sexta jornada do campeonato regional de futebol foi profícua em golos, um total de 28 golos, quase seis golos por jogo, com o Vulcânico a golear o despromovido Juventude por 10-0, Académica a vencer o Cutelinho por 4-0, No Pintcha a perder em “casa” por 1-3 frente ao Botafogo e Valencia a golear Spartak por 5-1.
Resultados completos da jornada: Vulcânico 10 – Juventude 0; Académica 4 – Cutelinho 0; No Pintcha 1 – Botafogo 3; ABC de Patim 3 – Baxada 1 e Valencia 5 – Spartak 1.
Académica e Vulcânico lideram o campeonato do primeiro escalão com 41 pontos, seguido do Botafogo e No Pintcha com 28, Valencia 26 pontos e Cutelinho 23. O ABC de Patim tem 17, Spartak 16, seguidos dos despromovidos ao segundo escalão Baxada com 05 e Juventude com 03 pontos.
O campeão regional será encontrado na décima jornada, quando a Académica e Vulcânico se defrontarem entre si. Na primeira volta as duas equipas empataram a dois golos.
Jogos da décima sétima jornada, penúltima, do campeonato do primeiro escalão:
Sábado, no 5 de Julho, Spartak – Botafogo e Juventude – ABC e no Francisco José Rodrigues (Mosteiros) Cutelinho – Valência.
Domingo, no 5 de Julho, Baxada – No Pintcha e Académica – Vulcânico.
Fonte: Inforpress