As equipas do Vulcânico, líder isolado do campeonato regional do Fogo, e Académica, terceiro colocado, obtiveram sexta-feira o passaporte para a fase seguinte da edição 2017/18 da “taça Fogo” em futebol.


No jogo da abertura da segunda eliminatória da taça, o Vulcânico sentiu imensas dificuldades para eliminar a Nova Era, equipa sensação no campeonato, por duas bolas a uma.
O Vulcânico marcou nos minutos iniciais da partida por intermédio de Cá, mas a formação de Nova Era, a única equipa que “roubo” pontos ao Vulcânico nos jogos do campeonato, impondo um empate, chegou a igualdade por intermédio de Alvin, numa jogada de insistência nos minutos finais do primeiro tempo.
O golo que garantiu o apuramento do Vulcânico para a fase seguinte foi apontado a 10 minutos do fim por intermédio do defesa Nick, que aproveitou uma sobra na área de Nova Era para rematar forte e sem hipótese para o guarda-redes José Pedro, da Nova Era, fixando o resultado em 2-1 para o Vulcânico.
No segundo jogo de sexta-feira, a Académica deixou pelo caminho o Atlético dos Mosteiros ao vencer por 2-0, golos consentidos pelos defensores do Atlético, sendo o primeiro um autogolo logo nos minutos iniciais da partida.
Hoje, realizam-se quatro partidas, sendo duas em São Filipe e outras duas nos Mosteiros. Em São Filipe, no 5 de Julho, o Spartak, do primeiro escalão, vai defrontar o Luzabril, da segunda divisão, enquanto o Botafogo, vice-líder do escalão principal, vai medir forças com o Desportivo de Cova Figueira, do segundo escalão.
Nos Mosteiros, o Cutelinho, do escalão principal, vai defrontar a única equipa dos Mosteiros que milita no segundo escalão, o Grito Povo, enquanto o No Pintcha vai enfrentar o Atlântico, do escalão inferior, sendo que o favoritismo pende para as equipas do escalão principal.
A fechar a segunda eliminatória, no estádio 5 de Julho em São Filipe, o ABC de Patim, “lanterna vermelha” com apenas um ponto em nove jogos do primeiro escalão, vai defrontar a União de São Lourenço, do segundo escalão, e a Valencia, do primeiro, defrontará o Parque Real do município de Santa Catarina do Fogo, que milita no escalão inferior.
Inforpress