O Botafogo,venceu domingo, no último jogo do campeonato regional de futebol do Fogo do primeiro escalão, época 2017/18, o Spartak de Aguadinha por 3-1, garantindo assim o terceiro posto na tabela classificativa.


Numa partida bem disputada e com o estádio 5 de Julho praticamente “deserto”, o Botafogo aproveitou as várias oportunidades criadas para marcar, enquanto o Spartak desperdiçou inúmeras oportunidades de golos que podiam modificar o resultado.
Com a realização deste jogo caiu o pano sobre o campeonato regional de futebol do primeiro escalão, com a formação do Vulcânico a revalidar o título e conquistando o segundo tricampeonato da sua história, relegando para o segundo e terceiro classificados os seus mais directos adversários, Académica e Botafogo.
No extremo oposto, as equipas do ABC de Patim que, somou sete pontos em 54 possíveis, duas vitórias e um empate, e o Cutelinho dos Mosteiros, que foi campeão regional da época 2002/03, com oito pontos, foram despromovidas e na próxima época vão disputar o campeonato regional do segundo escalão.
Resultado dos jogos da última jornada do campeonato regional do primeiro escalão: Nova Era 1 – Vulcânico 1; Atlético 1 – Académica 2; ABC 2 – Valencia 1: Cutelinho – No Pintcha não se realizou e Botafogo 3 – Spartak 1.
A classificação final: Vulcânico, campeão regional e que recebeu na tarde de sábado o trofeu, com 46 pontos, seguido da Académica, com 42; Botafogo, 34; Nova Era, 31; Spartak, 27; No Pintcha, 23; Valencia , 21; Atlético , 17; Cutelinho, 8 e ABC de Patim, 7 pontos.
O Vulcânico, campeão regional, vai representar a ilha do Fogo no campeonato nacional, estando inserido no grupo C, juntamente com os campeões do Sal (Palmeiras) e do Maio, assim como do Sporting da Praia, detentor do título nacional.
A participação do Vulcânico inicia-se em “casa”, recebendo no dia 07 de Abril, o Palmeiras, campeão regional do Sal, sendo que na jornada seguinte fará uma deslocação à ilha do Maio.
Os dirigentes do Vulcânico disseram à Inforpress que a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) alterou a ordem dos jogos da terceira e quarta jornadas entre o Vulcânico e o Sporting da Praia.
Assim, em vez de jogar no estádio da Várzea , no dia 21 de Abril e no estádio 5 de Julho, no dia 28 de Abril, data que coincide com a realização do torneio das festividades do Dia do Município e da Bandeira e que por razões de logística seria difícil receber a equipa visitante, o jogo da terceira jornada será realizado em São Filipe , a 21 de Abril , e a de quarta jornada no dia 28 de Abril, na Cidade da Praia.
Além do Vulcânico, as equipas da Académica e Botafogo, finalistas da edição da “taça Fogo” em futebol, têm mais um jogo esta temporada e se for respeitado o critério para participação no torneio de São Filipe (primeiro e segundo classificados) as duas equipas vão participar já que o campeão estará na prova nacional.
Inforpress