O presidente da Associação Regional de Futebol, Pedro Pires, garantiu à Inforpress que tudo está a postos para o arranque este sábado, 10, do campeonato regional do primeiro escalão.


“Todas as dez equipas do primeiro escalão estão inscritas”, disse Pedro Pires, indicando que a prova regional inicia-se sábado a partir das 14:00 com jogos nos estádios 5 de Julho (São Filipe) e Francisco José Rodrigues (Mosteiros).
Em São Filipe o pontapé de saída é dado pela equipa de Nova Era, sensação na época passada, ao receber a formação de Valencia, seguindo o “clássico” entre o Vulcânico, tricampeão regional, e Académica, equipas que vão defrontar-se pela segunda vez no espaço de uma semana.
As duas equipas jogaram no dia 03 para a Supertaça, em que Académica venceu na lotaria de grandes penalidades, depois de um empate a um golo durante o tempo regulamentar e no prolongamento.
Nos Mosteiros, a formação do No Pintcha recebe a formação de Baxada de Cova Figueira, promovido ao primeiro escalão, depois de uma época no escalão secundário, e na segunda partida a formação do Atlético defronta o Spartak de São Filipe.
No domingo e no encerramento da primeira jornada o Botafogo, um dos candidatos ao título recebe no estádio 5 de Julho a formação do Desportivo de Cova Figueira, no seu regresso ao primeiro escalão depois de um longo período, cerca de uma década, no escalão secundário.
Esta época a prova é disputada em três estádios, 5 de Julho (São Filipe), Francisco José Rodrigues (Mosteiros) e Monte Pelado (Santa Catarina do Fogo), sendo que este último acolhe pela primeira vez a prova oficial do primeiro escalão.
Nos Mosteiros e em Santa Catarina do Fogo serão realizados dois jogos por semana, sendo uma semana em Santa Catarina, em que as equipas deste município, Desportivo e Baxada, jogam em “casa” e outra semana nos Mosteiros em que o Atlético e No Pintcha jogam no Francisco José Rodrigues, enquanto o estádio 5 de Julho recebe em média três jogos por semana, dois no sábado e um no domingo.
Para a presente época futebolística participam no campeonato regional do primeiro escalão as equipas da Académica, Botafogo, Nova Era, Spartak, Valencia e Vulcânico (da cidade de São Filipe), Atlético e No Pintcha, dos Mosteiros, e Baxada e Desportivo da cidade de Cova Figueira, município de Santa Catarina do Fogo.
Jogos da primeira jornada:
No sábado, dia 10 de Novembro, jogam, no estádio 5 de Julho, Nova Era – Valencia e Académica – Vulcânico, e no Francisco José Rodrigues (Mosteiros) jogam No Pintcha – Baxada e Atlético – Spartak.
No domingo, dia 11 de Novembro, no 5 de Julho, defrontam-se as equipas Botafogo – Desportivo.
Inforpress