As três equipas que ocupam as últimas posições na tabela classificativa, Valência, Nova Era e Spartak, tem tarefas difíceis na décima terceira jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão cujos jogos realizam sábado e domingo.


A formação de Valência, lanterna vermelha do campeonato, é a que tem a tarefa mais complicada, pois vai defrontar a formação da Académica, segunda classificada a um ponto de líder, e que está na corrida à conquista do título que lhe foge há quatro épocas.
As duas equipas precisam de pontos e estão “proibidas” de ceder pontos, embora com objectivos diferentes, Valência para fugir da zona de despromoção e Académica para assumir a liderança, à condição, já que o líder, Botafogo, só jogo no domingo, e por isso no jogo de abertura, calendarizado para sábado no 5 de Julho, a Académica parte como favorita.
Duas horas depois do encontro entre Valência e Académica, a equipa de Nova Era, penúltimo classificado com os mesmos 10 pontos que o Spartak, uma posição acima devido ao saldo de golos (diferença entre marcados e sofridos), entra em campo, no estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros para defrontar o Atlético, numa partida em que os da “casa” parte como favorito.
O Atlético que tem 12 pontos quererá vencer para dar um passo na manutenção no primeiro escalão, enquanto o Nova Era, em caso de vitória e dependendo de outros resultados, poderá deixar a zona de despromoção e ultrapassar duas outras agremiações, desloca-se aos Mosteiros com o objectivo único de conquistar os três pontos.
A anteceder esta partida nos Mosteiros, o No Pintcha recebe a formação de Desportivo de Cova Figueira, quinto e sexto classificados, respectivamente, duas equipas que praticamente tem assegurado a manutenção.
No 5 de Julho em São Filipe e ao mesmo tempo que decorre o Atlético – Nova Era, o Spartak defronta o Vulcânico, numa partida que poderá ser menos complicado para a formação de Alto de Aguadinha (Spartak) tendo em conta que o Vulcânico está fora de corrida ao titulo e um pouco desmoralizado.
A fechar a jornada, no domingo, o líder, Botafogo, recebe no 5 de Julho a formação de Baxada de Cova Figueira, partindo a formação do Botafogo como favorita a conquistar os três pontos em disputa.
Jogos da décima terceira jornada do campeonato regional do primeiro escalão, sábado no 5 de Julho Académica – Valência e Spartak – Vulcânico, e no estádio Francisco José Rodrigues (Mosteiros) No Pintcha – Desportivo e Atlético – Nova Era. Domingo no 5 de Julho Botafogo – Baxada.
A nível do campeonato regional do segundo escalão realizam-se os jogos referentes a nona jornada.
Para o grupo A integrado pelas equipas dos Mosteiros e Santa Catarina jogam e onde as duas equipas dos Mosteiros já tem garantido a passagem a segunda fase jogam Figueira Pavão – Esperança e Cutelinho – Grito Povo, ficando isenta a formação de Parque Real, enquanto para o grupo B integrado pelas equipas de São Filipe e onde há várias equipas com possibilidade de transitar para a segunda fase, jogam Juventude – Luzabril, Atlântico – ABC Patim e Juventus Curral Grande  –  União de São Lourenço, ficando de fora o Brasilim.
No escalão de sub-17 jogam, este fim-de-semana, para a terceira jornada com as seguintes partidas: Menis di Terra (Mosteiros) – Botafogo, Académica – Pavense e Atlântico – ABC de Patim.
Inforpress