O jogo entre Baxada, de Cova Figueira, que está um ponto acima da linha de despromoção, e Valência, lanterna vermelha do campeonato, constitui o destaque da 14ª jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão.


A partida disputa-se às 14:00 horas de sábado, no estádio Monte Pelado, em Santa Catarina do Fogo, e apesar das duas equipas estarem separadas por dois pontos na tabela classificada, Baxada tem 11 pontos e Valência tem nove, o resultado é imprevisível e qualquer uma das equipas poderá sair no final do jogo com os três pontos.
Na primeira volta, a formação de Valência derrotou Baxada, no estádio 5 de Julho, por 3-0, e, desta feita, jogando em “casa”, o Baxada quererá vencer o jogo e conquistar s três pontos que lhe dá alguma tranquilidade na corrida para manutenção no primeiro escalão.
Uma eventual derrota do Valência nesta deslocação ao Monte Pelado, vai complicar ainda mais as contas da equipa de Borja, que ocupa a última posição, e é uma das duas equipas que corre o risco de ser despromovida ao segundo escalão na próxima temporada.
Uma outra equipa que está na zona de despromoção, o Spartak, tem igualmente tarefa difícil e vai defrontar nesta jornada o líder da prova, o Botafogo, sendo que as duas equipas precisam dos três pontos, embora em sentido inverso, o Botafogo para manter a liderança e a corrida ao título que lhe foge há 10 anos, e o Spartak para fugir do lugar de despromoção.
O jogo entre o Botafogo e o Spartak é disputado sábado no estádio 5 de Julho às 14:00 horas, ao mesmo tempo que decorre o Baxada – Valência no estádio Monte Pelado.
Às 16:00 horas de sábado, no 5 de Julho a formação de Nova Era, que na semana passada venceu o Atlético na sua deslocação aos Mosteiros e “respirou” algum alívio na corrida para a manutenção, recebe a outra equipa dos Mosteiros que disputa o campeonato regional do primeiro escalão, o No Pintcha, com o objectivo de conquistar os três pontos.
A mesma hora e no estádio Monte Pelado, o Desportivo de Cova Figueira que tem praticamente assegurado a manutenção, recebe o Vulcânico de São Filipe, num jogo sem grandes expectativas já que o Vulcânico está fora de corrida ao título.
A fechar a jornada, a formação da Académica, vice-líder do regional com menos um ponto que o Botafogo defronta no 5 de Julho o Atlético dos Mosteiros. A formação da Académica que entra em campo conhecendo o resultado do seu principal adversário, o Botafogo, não pode vacilar e parte assim como favorita a conquistar os três pontos, embora o Atlético está a procura de pontos para garantir a sua manutenção no escalão principal.
Jogos da 14ª jornada, sábado, no 5 de Julho: Spartak – Botafogo e Nova Era – No Pintcha, e no Monte Pelado, Baxada – Valência e Desportivo – Vulcânico. Domingo, no 5 de Julho, Académica – Atlético.
Relativamente à prova do 2º escalão, realizam os jogos da 10ª jornada da fase de grupo, sendo que para o grupo A, integrado pelas equipas dos Mosteiros e de Santa Catarina (cinco equipas), é a ultima jornada e jogam Esperança – Cutelinho e Parque Real – Figueira Pavão, ficando de fora a formação de Grito Povo.
As duas equipas dos Mosteiros, Grito Povo e Cutelinho, garantiram a passagem a segunda fase há três jornadas e em caso de vitória, o Cutelinho atinge o mesmo número de pontos que o Grito Povo, as duas equipas que vão disputar a segunda fase juntamente com outras duas que vão sair do grupo B.
Já no grupo B composto pelas equipas de São Filipe (sete), além desta jornada faltam ainda disputar mais quatro e tudo está em aberto.
Para a décima jornada jogam Atlântico – Brasilim, Luzabril – Juventus Curral Grande e ABC Patim – Juventude, sendo que o líder da prova, União de São Lourenço fica de fora nesta jornada.
A classificação é liderada pela União de São Lourenço, com 16 pontos, seguido de ABC de Patim com 14, Juventude de São Filipe com 13 e Juventus de Curral Grande com 12 e após esta jornada a classificação pode sofrer alteração.
Jogos da 10ª jornada: Esperança – Cutelinho e Parque Real (grupo A) e Atlântico – Brasilim, Luzabril – Juventus CG e ABC Patim – Juventude (grupo B).
A nível do escalão sub-17 realizam os jogos referente à quarta jornada, nomeadamente Figueira Pavão – Botafogo, ABC – Académica e Atlântico – Minis di Terra dos Mosteiros.
Inforpress