O campeonato regional de futebol do primeiro escalão, época 2018/19, termina este fim-de-semana com quatro equipas, Valência, Spartak, Atlético e Baxada na luta pela manutenção no escalão maior.


As duas equipas que ocupam as últimas posições, Baxada de Cova Figueira e Atlético dos Mosteiros, parecem estarem condenados a despromoção e tem jogos mais difíceis, pois a formação de Baxada recebe no estádio Monte Pelado o virtual campeão, Académica do Fogo, e precisa ganhar para esperar pelas derrotas do Atlético e do Spartak, tarefa que à partida é extremamente complicada.
Quem tem tarefa difícil é o Atlético dos Mosteiros, que desloca-se ao estádio 5 de Julho para defrontar o Botafogo e precisa de ganhar e esperar também pelas derrotas do Spartak e da Baxada.
O jogo em si poderá não ser difícil porque o Botafogo, depois de perder o título para Académica, apresenta-se desmotivado e o Atlético poderá aproveitar deste momento menos ponto para triunfar e esperar pela combinação de outros resultados para continuar no escalão maior do futebol do Fogo.
As outras duas equipas de São Filipe, o Spartak, oitavo classificado com 14 pontos, mais um que o Atlético e Baxada, precisa ganhar obrigatoriamente a formação de Valência para garantir a manutenção.
Por sua vez a equipa de Valência, que corre o risco de perder dois pontos na secretaria para o Atlético, precisa ao menos de empatar para garantir a permanência.
Um factor importante para as duas equipas é que jogam no domingo, depois de conhecerem os resultados dos principais adversários na luta pela permanência e em caso de derrota de Atlético e Baxada, entram em campo com a manutenção assegurada, jogando assim sem qualquer pressão.
As outras partidas são de mero cumprimento de calendário e como tal não desperta grande interesse.
Jogos da décima oitava jornada, a ultima do campeonato regional do primeiro escalão: sábado no estádio Monte Pelado, Santa Catarina, Baxada – Académica e Desportivo – Nova Era e no estádio 5 de Julho em São Filipe, Vulcânico – No Pintcha e Botafogo – Atlético, e domingo no estádio 5 de Julho, Spartak – Valência.
No segundo escalão realizam-se os jogos da última jornada do grupo B, para mero cumprimento do calendário já que as equipas de União de São Lourenço e ABC de Patim conseguiram na jornada anterior o apuramento para a segunda fase do campeonato, juntando assim ao Cutelinho e Grito Povo, apurados do grupo A.
Jogos da décima quarta jornada, ultima, do grupo B, Atlântico – União de São Lourenço, Luzabril – Brasilim e Juventude – Juventus Curral Grande.
Inforpress