O jogo da final da “Taça Fogo” em futebol, calendarizado desde o início da época futebolística 2018/19, para o estádio Monte Pelado, no município de Santa Catarina, foi transferido para o estádio 5 de Julho na cidade de São Filipe.



A escolha por Monte Pelando ficou decidido aquando da realização do sorteio da taça, independentemente das equipas que vão disputar a final desta competição, tendo a autarquia de Santa Catarina disponibilizado para assegurar o transporte (ida e regresso) e alimentação para as duas equipas finalistas da taça e mais a equipa de arbitragem, compromisso que, segundo o vereador do desporto, Madueno Andrade, estava acertado para que a final acontecesse no estádio de Santa Catarina, Monte Pelado, como programado há vários meses.

A dois dias da realização da final entre Académica e Botafogo, ambas da cidade de São Filipe, a direcção da Associação Regional de Futebol emitiu um comunicado dando conta da mudança do campo, justificando tal decisão com o pedido de transferência de jogo do estádio “Monte Pelado”, no município de Santa Catarina, para o estádio 5 de Julho, em São Filipe” pelas duas equipas finalistas envolvidas.

“Após concertação e acordo mútuo, os dirigentes dos clubes, Botafogo Futebol Club e Associação Académica do Fogo, solicitam a Associação Regional de Futebol do Fogo a transferência da realização do jogo do estádio Monte Pelado para 5 de Julho, com claras vantagens para ambas as equipas e para a Associação”, lê-se no comunicado.

O documento emitido pela entidade que gere o futebol na ilha não refere a que vantagens a transferência do jogo tem para os clubes e para a Associação, e o presidente da Associação, Pedro Pires, contactado telefonicamente pela Inforpress não quis avançar mais pormenores, remetendo apenas ao teor do comunicado.

A Associação apenas limitou-se no comunicado a dar o seu parecer favorável à transferência do jogo, sem adicionar quaisquer outras razões.

Assim sendo a partida entre Académica e Botafogo a contar para a final da “Taça Fogo”, edição 2018/19, não se realiza no Monte Pelado (Santa Catarina) mas será disputado, sábado, 30 de Março, a partir das 15:30, no estádio 5 de Julho em São Filipe.

Este é o terceiro jogo entre as duas formações esta temporada, e será o “tira teima” já que nas duas partidas a contar para o campeonato as duas equipas averbaram uma vitória e uma derrota cada, pelo mesmo score, duas bolas a zero.

Na primeira volta o Botafogo venceu a Académica por 2-0 e na segunda volta a Académica venceu por igual resultado e em consequência acabou por conquistar o título de campeão regional da época 2018/19.
Inforpress