A Associação Regional do Futebol do Fogo (ARFF) submeteu aos dirigentes dos clubes federados a nova proposta de modelo do campeonato e o calendário do primeiro escalão, época 2019/20, para serem discutidos nas reuniões de preparação da próxima época.


O novo modelo para o campeonato regional do Fogo do primeiro escalão, que é disputado por 10 equipas, propõe a realização da prova em duas fases, sendo que a primeira é disputada, por pontos, no sistema de todos contra todos a uma só volta, com um total de nove jornadas.
A segunda fase, segundo o modelo a ser discutido, é disputada entre as equipas apuradas, por pontos, no sistema de todos contra todos a duas voltas, num total de 10 jornadas, para o grupo 1 e seis jornadas para o grupo 2.
Segundo a proposta, na primeira fase participam as 10 equipas do primeiro escalão, sendo que as seis primeiras classificadas da primeira fase vão integrar o grupo 1 que vão lutar entre si para o apuramento do campeão regional da ilha.
As quatro equipas últimas classificadas vão integrar o segundo grupo que vão lutar para a manutenção e as duas últimas serão despromovidas ao segundo escalão.
As equipas transitam para a segunda fase, com metade dos pontos amealhados na primeira fase, fazendo arredondamento por excesso nos casos em que se revelarem necessários.
Por exemplo, uma equipa que termina com 11,5 pontos é arredondado para 12, sendo que a equipa, do primeiro grupo, que somar maior número de pontos sagrar-se-á campeã regional, e as duas últimas classificadas, do segundo grupo, baixam ao segundo escalão.
A introdução de maior competitividade no campeonato regional de futebol da ilha do Fogo é um dos objectivos que se pretende com o novo modelo do regional de futebol, caso venha a ser aprovado pelas equipas, segundo o presidente da ARFF, Pedro Fernandes Pires.
O cronograma das actividades da época desportiva 2019/20 foi definido pela ARFF que reservou o mês de Setembro e primeira quinzena de Outubro para realização dos jogos de preparação.
A organização agendou para o dia 19 de Outubro a realização da primeira prova oficial da época, com a disputa da taça inter-campeões, denominado de “Mário Djudju”, entre o campeão regional do primeiro escalão, Académica, e o do segundo escalão, Cutelinho dos Mosteiros.
O dia 27 de Outubro foi reservado para a super-taça entre Académica, campeã regional, e vencedora da taça e o Botafogo, finalista vencido da última edição da taça Fogo em futebol.
O campeonato regional, a primeira fase, caso venha a ser aprovado, decorre entre os dias 02 de Novembro e 29 de Dezembro de 2019, sendo que pelo meio será realizado a primeira eliminatória da taça Fogo (dezasseis-avos de final) no dia 30 de Novembro e 01 de Dezembro.
A segunda fase do campeonato do primeiro escalão decorre de 11 de Janeiro a 22 de Março de 2020, alternado com jogos da taça, nomeadamente a segunda eliminatória (oitavos de final) nos dias 04 e 05 de Janeiro, a terceira eliminatória (quartos de final) nos dias 01 e 02 de Fevereiro, quarta eliminatória (meias-finais) no dia 04 de Março e final da taça no dia 28 do mesmo mês.
O calendário da primeira fase do campeonato regional de futebol está elaborado, faltando a realização do sorteio que acontecerá no encontro para preparação da época que ainda não foi calendarizado.
Inforpress