A terceira eliminatória da edição 2019/20 da Taça Fogo, em futebol, será disputada apenas por equipas do primeiro escalão, já que nenhuma das equipas do escalão inferior apurou-se para a fase seguinte.


A segunda eliminatória, correspondente aos oitavos de final da taça, contou com a participação de seis equipas do escalão inferior que defrontaram as equipas do escalão principal e todas sofreram derrotas, algumas pesadas como a imposta pelo Botafogo ao Pavense de Figueira Pavão, Santa Catarina, por 6-1.
Ao todo estavam calendarizadas oito partidas sendo seis entre equipas do primeiro e do segundo escalão e apenas duas entre as equipas do escalão principal.
Os jogos foram disputados em três estádios, Francisco José Rodrigues (Mosteiros), Monte Pelado (Santa Catarina) e 5 de Julho (São Filipe) e no campo de São Lourenço (São Filipe) no último fim-de-semana.
Nos Mosteiros, o No Pintcha goleou o Atlético local por4-1, no Monte Pelado o Desportivo de Cova Figueira venceu o Juventus de Curral Grande por 4-3, no campo de São Lourenço a Académica goleou o Grito Povo dos Mosteiros por 4-1 e o Valencia derrotou Atlântico por 1-0.
Em São Filipe, o Spartak sem jogar passou a fase seguinte por falta de comparência da equipa de Esperança de Achada Furna e foi atribuída vitória de 3-0, o Botafogo goleou o Pavense por 6-1 (sábado) e o Vulcânico também seguiu em frente por falta de comparência do Cutelinho dos Mosteiros (vitoria por três zero) e o Nova Era derrotou o ABC de Patim por 4-3 nas grandes penalidades, depois de um empate (1-1) no tempo regulamentar.
As oito equipas apuradas para a terceira eliminatória, sendo seis de São Filipe (Académica, Botafogo, Nova Era, Spartak, Valencia e Vulcânico), uma dos Mosteiros (No Pintcha) e outra de Santa Catarina (Desportivo) vão conhecer nos próximos dias os adversários através de um sorteio que a direcção da associação vai agendar, segundo o presidente da Associação Regional de Futebol, Pedro Fernandes Pires.
Enquanto isso, Pedro Fernandes Pires adiantou à Inforpress que a partida entre Nova Era – Spartak, a contar para a sétima jornada, que foi suspensa na altura pelo árbitro devido a ausência de elementos da Policia Nacional, vai ser concluída na quarta-feira, 08, ou seja, os minutos por jogar do primeiro tempo e a segunda parte.
Na altura da suspensão do jogo o Spartak vencia por 1-0 e o jogo vai recomeçar com este resultado favorável ao Spartak.
No próximo fim-de-semana realiza-se os jogos da última jornada da primeira volta com o derby Vulcânico – Botafogo, segundo e terceiros classificados, já que o campeonato regional é liderado pela Académica.
Para a última jornada da primeira volta estão ainda calendarizados os jogos Académica – Desportivo, Cutelinho – Valencia, No Pintcha – Spartak e ABC Patim -Nova Era
No segundo escalão será retomada a fase de grupos com a realização dos jogos da quarta jornada dos grupos A e B.
Inforpress