A Associação Regional de Futebol Sal (ARFS) homologou todos os resultados dos jogos do campeonato regional, até à 12ª jornada, e declarou o Grupo Desportivo da Palmeira como campeão da época desportiva 2019-2020.


Esta decisão, segundo o vice-presidente da ARFS, Igo Gomes, o estatuto vigente permite um posicionamento da direcção da associação perante casos omissos, e neste sentido, “procurando sempre a bem da verdade desportiva”, decidiu dar por terminada a época e declarar Palmeira como campeão e não despromover nenhuma equipa da primeira divisão.
“Optamos por dar o título ao Grupo Desportivo da Palmeira, por esta à frente do campeonato. Quanto à não despromoção, deve-se ao facto de termos a metade das equipas do campeonato (4), com chances matemáticas de despromoção”, explicou.
Sendo assim, explicou que na época desportiva 2020/2021, a primeira divisão vai contar com nove equipas, com a subida da Associação Chã de Matias, sendo que no final serão despromovidas duas equipas, subindo uma do segundo escalão, para que o campeonato volte a contar oito equipas na época 2021/2022.
Questionado a respeito da aceitação dos clubes, o vice-presidente acredita que “a decisão foi bem acatada, não retirando o direito de recurso a qualquer clube que se sinta lesado, embora acredite que tenha sido uma decisão tomada a bem da verdade desportiva.
“Temos um parecer favorável do nosso Conselho Jurisdicional, que permite coerência de tal decisão, que pode ser esclarecida depois, em caso de existência de recursos à essa decisão”, garantiu Igo Gomes.
Sobre a realização da final da Taça Djadsal, adiantou que, “ provavelmente”, ficará para o início da próxima época”, dado que o embargo do Governo se encontra datada para o dia primeiro de Outubro, “embora com algumas incertezas”.
A equipa do Palmeira, à data da paralisação do campeonato regional da ilha do Sal, ocupava a primeira posição, com 29 pontos, mais dois que o campeão da época 2018/2019, o Grupo Desportivo Oásis Atlântico.

Siga e Inscreva-se no nosso canal da YouTube!


PE/OM/JMV
Inforpress