A época futebolística 2016/2017 em Santiago Norte tem data marcada para 15 de Outubro e conta este ano com a participação de 12 clubes, que durante 22 jornadas vão disputar o título de campeão regional na primeira divisão.


Esta informação foi avançada hoje à Inforpress, pelo presidente da Associação regional de Futebol de Santiago Norte, Anastácio da Veiga, afirmando que o calendário dos jogos da primeira e da segunda divisão já estão elaborados, faltando apenas a inscrição dos clubes.
"Está previsto para arrancarmos em 15 de Outubro, mas até ainda não temos nenhuma reacção dos clubes, que já deveriam ter feito inscrição dos atletas, e entregado os cartões para que não tivéssemos sobressalto no arranque, devido à entrega tardia dos cartões dos atletas", disse.
A época desportiva 2015/16 foi disputada com 14 equipas e esteve dividida em 26 jornadas, mas com a descida de três equipas do primeiro escalão para a segunda divisão, e com a subida de Asso-juventus para a primeira divisão, este ano apenas 12 equipas vão disputar o título de campeão regional.
As equipas da primeira divisão são Varandinha (campeão em título), Scorpion Vermelho, Desportivo de Santa Cruz, Desportivo de Calheta, Estrelas dos Amadores, Beira-Mar, Grémio de Nhagar, AJAC, Flor Jovem, Benfica de Santa Cruz, União dos Picos e Asso-Juventus.
Já na segunda divisão, que também arranca no dia 15 de Outubro, participam dez equipas, visto que na época passada houve subida de Asso-Juventus e descida de Real Júnior, São Lourenço dos órgãos e Desportivo de Assomada.
Na segunda divisão constam Txon Bom, Portas Abertas, Inter Cutelo, Delta Tarrafal FC, Asso-Nhagar, Esperança, ADEC, Real Júnior, Desportivo de São Lourenço e Desportivo de Assomada, sendo as três últimas as equipas que desceram de divisão.
Segundo Anastácio da Veiga, o figurino continua o mesmo, isto é, o campeonato vai ser disputado em duas voltas e no sistema de todos contra todos.
A associação já elaborou o orçamento para todas as actividades desportiva para esta época desportiva no valor de 6 mil contos que deverá ser apresentado para discussão e aprovação na Assembleia-geral dentro de dias.
O término da época desportiva de Santiago Norte está marcado para 15 de Abril de 2017.
Fonte: Inforpress