O campeonato regional de futebol de Santiago Norte que já vai na nona jornada da primeira volta, foi suspenso, esta semana, porque os árbitros decidiram não comparecer aos jogos até que a associação salde as dívidas acumuladas.


A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, João da Veiga, após terem recebido o comunicado enviado pelos árbitros, nesse sentido.
Entretanto, o representante dos árbitros, Victor Silva disse que a dívida da associação para com os árbitros de Santiago Norte ronda os mil contos.
"Temos por receber os prémios de jogos referentes a 17 jornadas da época passada (2015/16), sendo 10 da primeira divisão e sete da segunda divisão, equivalente a quinhentos e quarenta e seis mil escudos e 15 jornadas da presente época (2016/17), sendo nove da primeira divisão e seis da segunda divisão, equivalente a quatrocentos e trinta e dois mil escudos", disse.
Segundo explicou, a Associação Regional de Futebol de Santiago Norte tinha prometido saldar todas as dívidas até o final do mês de Dezembro passado, o que não aconteceu até agora.
Por seu turno, o presidente da Associação disse à Inforpress que ainda não estão em condições de liquidar as dívidas com os árbitros, mas atendendo os mesmos se mostraram abertos ao dialogo, ainda hoje vão procurar um entendimento no sentido de pelo menos terminarem a primeira volta, ou seja, mais duas jornadas.
"Nesta décima jornada temos grandes jogos entre Benfica - AJac, Scorpion e Desportivo de Santa Cruz, Varandinha e Nhagar, por isso não podemos parar. Vou entrar em negociação com os árbitros para ver se vão até a 11ª jornada", disse.
O campeonato, com 22 jornadas, está previsto para terminar no dia 30 de Abril, mas se os árbitros continuarem a negar a apitar os jogos, torna-se difícil se terminar a tempo de ter um representante de Santiago Norte no campeonato nacional, aprazado para a primeira semana do mês de Maio.
João da Veiga informou que apenas a Câmara Municipal de Santa Cruz atribuiu um subsídio à associação, para realizar o campeonato, embora aguardam ainda pela colaboração prometida pelas outras cinco câmaras da região de Santiago Norte.
Fonte: Inforpress