O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, prometeu hoje que o Governo vai comparticipar na construção do novo estádio municipal de Santa Catarina, na ilha de Santiago, que deverá ser construído em Achada Falcão.


No âmbito das actividades do dia da cidade de Assomada, que se celebra a 13 de Maio, o governante, a convite da edilidade efectuou, mais uma vez, uma visita às infra-estruturas desportivas do concelho, nas localidades de Chão de Tanque, Rincão, Achada Lém, Ribeira da Barca e Nhagar.
Uma das grandes decisões tomadas hoje, segundo Fernando Elísio Freire, é parar o processo de construção do actual estádio municipal de Cúmbem, onde já foi investido cerca de 53 mil contos desde 2006.
Segundo disse, o Governo vai comparticipar para a construção de um novo estádio municipal e o arrelvamento do campo de Chão de Tanque, mas cabe a edilidade elaborar o projecto que deverá ser introduzido no orçamento do Estado para 2018 para a sua materialização.
“No estádio actual o governo não vai meter recursos (…) mas comprometemos em comparticipar na melhoria das infra-estruturas desportivas no concelho (…) e introduzir melhorias no pavilhão desportivo Celestino Almada, no sentido da sua certificação, para que possa receber provas internacionais”, frisou.
Elísio Freire reconhece que a região de Santiago Norte, pelo seu número de população, teve poucas infra-estruturas desportivas, por isso, a obrigação deste Governo é igualar oportunidade em todas as regiões, apostando na melhoria e qualificação das infra-estruturas, da qualidade do desporto e da prática de actividade física.
Durante esta visita ficou ainda o compromisso de um acordo tripartido entre Governo, câmara e escolas para a formação de monitores em actividades físicas no sentido de levar o desporto à comunidade e ao ensino básico, para que assim possam aproveitar a rede de placas desportivas existentes.
No final da visita, o presidente da Câmara Municipal, José Alves, disse ter ficado satisfeito, porque, segundo ele, há “muita abertura e disponibilidade” por parte do executivo, para que juntos possam trabalhar na criação de condições para assegurar de forma mais organizada a politica desportiva municipal.
O autarca informou que vão fazer “de tudo” para iniciar com o arrelvamento dos campos de Chão de Tanque e Engenhos, pois, estas infra-estruturas já estão inscritas no orçamento da câmara de 2017.
José Alves anunciou que o novo estádio municipal vai ser edificado em Achada Falcão e que vai ser um estádio que garanta acessibilidade, segurança e parqueamento, porquanto o estádio actual vai passar a ser um campo que servirá a população de Assomada e arredores.
Garantiu ainda que a câmara está em condições de elaborar o projecto do estádio para que seja introduzido no orçamento do Estado de 2018.
Durante o encontro com os jovens, estes pediram a edilidade e o Governo mais espaços desportivos e com mais diversidade para que possam praticar não só o futebol, mas também o basquetebol, o andebol e o voleibol.
Fonte: Inforpress