A Liga Djaniny – Gaft Cup sub-19, em futebol, arrancou sábado, com a participação de 10 equipas federadas da região Santiago Norte.


“Esta liga tem como objectivo dar oportunidade aos jovens que sonham se tornar um jogador profissional como eu”, explicou o internacional cabo-verdiano Djaniny, aquando do lançamento da prova em Junho.
Segundo ele, assim como foi ajudado a realizar o seu sonho de ser um jogador de futebol profissional, vê este projecto como uma forma de retribuir e ajudar os que almejam a atingir o mesmo objectivo.
Em declarações hoje à Inforpress, o responsável pela organização da iniciativa, António Furtado, explicou que escolheram esta faixa etária (sub-19), por ser o escalão onde não há competição e que pode vir a contribuir para o futebol da região Santiago Norte.
Para esta edição do campeonato, que principiou sábado, 21, e que culminará no dia 18 de Agosto, as 10 equipas estão divididas em três grupos e vão competir aos fins de semanas nos quatro estádios municipais de Santiago Norte (Santa Cruz, Tarrafal, Santa Catarina e São Miguel).
Picos (São Salvador do Mundo), Show di Bola (Assomada, Santa Catarina) e São Lourenço Órgãos constituem Grupo A, enquanto o “B” é formado pelas equipas Flor Jovem, Esperança (Calheta São Miguel) e Desportivo (Santa Cruz). Varandinha, Beira Mara, Txon Bom (Tarrafal) integram o Grupo C.
Como prémios os vencedores, ou seja, primeiro e segundo lugares e “fair play” vão receber troféus e, dependendo dos apoios, a organização tenciona ainda oferecer bolas e equipamentos para os clubes.
Resultados dos jogos da primeira jornada: Desportiva Santa Cruz 4 – Flor Jovem 2, Varandinha 1-Beira Mar 2, Delta Cultura de Tarrafal 2 – Txom Bom 3. O jogo entre Picos e Show di Bola foi adiado para a próxima terça feira.
Para a segunda jornada, prevista para 28 de Julho, estão calendarizados os jogos Picos – Órgãos, Esperança – Desportivo, Varandinha – Delta e a terceira ronda será a 04 de Agosto com os jogos Órgãos-Show di Bola, Esperança – Flor Jovem, Beira Mar – Delta Cultura e Varandinha – Txom Bom.
As meias-finais estão aprazadas para 11 de Agosto e final para 18 de Agosto.
A Liga Djaniny sub-19 conta com apoio de seis câmaras municipais da região Santiago Norte (Santa Cruz, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Tarrafal, São Migue e São Lourenço dos Órgãos) e de uma empresa de refrigerante e cerveja.
Inforpress