O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos considerou hoje que o campo relvado que vai ser construído na zona de Carreira será das mais emblemáticas obras para os jovens e todo o município.


Carlos Vasconcelos, que falava no acto de lançamento da primeira pedra para construção do referido campo, disse que este projecto está orçado em cerca de 40 mil contos, incluindo a compra do terreno.
“Esse projecto foi um compromisso tanto do Governo como da câmara municipal para São Lourenço dos Órgãos,” declarou, acrescentando que desde o início encarou os compromissos “com seriedade”.
A seu ver, a princípio pode parecer um “investimento grande”, mas que tem retorno, uma vez que, segundo ele, hoje o desporto é uma indústria, daí a expectativa num “grande retorno” para o bem dos munícipes.
Aquele responsável assegurou que com este investimento o desporto de São Lourenço dos Órgãos “jamais vai ser igual”, mas, no entanto, admitiu que se trata de algo que o município merecia “há muito tempo”, tendo em conta as potencialidades do concelho desde a criação da equipa local.
Conforme demonstrou, antes, para participar num campeonato regional, os atletas deslocavam-se à cidade da Praia para preparação.
Segundo ele, dentro de três ou quatro meses o projecto do campo, que contempla uma pista do atletismo, vai ser edificado para oferecer “mais e melhores condições” para os atletas.
Durante o acto de lançamento da primeira pedra Carlos Vasconcelos anunciou um conjunto de investimentos como o calcetamento das estradas nas zonas perto do local onde vai ser edificado o estádio, assim como “o maior centro interpretativo do País”.
Por sua vez, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afiançou que este investimento só tem sentido se servir a população, principalmente os jovens do município.
Avançou que com isso se pretende melhorar a qualidade da prática desportiva naquele município, mas também na região Santiago Norte, que é a segunda região mais populosa de Cabo Verde.
Na sua intervenção, o governante anunciou que brevemente o município de São Salvador do Mundo vai iniciar a construção do seu campo relvado, fazendo com que todos os municípios de Santiago Norte tenham uma infra-estrutura desportiva do tipo.
“Nos vamos continuar a investir no desporto nesse município”, assegurou, citando iniciativas como programa “Mexi Mexê”.
Fernando Elísio Freire apelou à utilização do campo em construção não só pelos jovens, mas por todos.
O dirigente desportivo local Aerthon António disse, por seu lado, que hoje é um “dia memorável” para São Lourenço dos Órgãos, uma vez que marca uma mudança “radical” no desporto na localidade.
WM/AA
Inforpress