O Conselho de Disciplina (CD) da AFRNSA decidiu dar provimento ao protesto interposto pelo Solpontense relativamente à utilização irregular de um jogador e puniu o Beira Mar com pena de derrota.


Os factos referem-se ao jogo da quinta jornada do campeonato regional local, disputado entre o Solpontense e o Beira Mar, vitória do Beira Mar por 1-0, em que a equipa do Tarrafal da cidade da Ribeira Grande fez alinhar o jogador Fretson Maurício que estava castigado.
O CD da Associação de Futebol da Região Norte de Santo Antão (AFRNSA) retira os três pontos ao Baira Mar e atribui-os ao Solpontense, além de aplicar, igualmente, uma pena de suspensão de dois jogos ao jogador Fretson Maurício, para ser cumprida após a notificação.
Além disso, o CD condenou, ainda, o Beira Mar a pagar uma multa de 15 contos.
Com esta decisão, a tabela classificativa sofre alterações e o Solpontense isola-se na segunda posição, com 15 pontos, atrás do campeão Santo Crucifixo (24) e à frente do Rosariense, que passa a ser terceiro classificado, com 12 pontos.
Na segunda metade da tabela classificativa, o Foguetões é quarto classificado, com nove pontos, o Paulense é quinto classificado, com sete pontos e o Beira Mar continua na sexta e última posição, agora com dois pontos em vez dos anteriores cinco.
O Beira Mar fica, assim, “com um pé” na segunda divisão, já que tem apenas dois jogos para recuperar a desvantagem, mas ainda não está, “matematicamente”, irremediavelmente perdido, embora a tarefa seja difícil, tendo em conta que tem pela frente dois adversários (Rosariense e Solpontense) teoricamente mais fortes.
Inforpress