Futebol Santo Antão Sul


A super-taça Filipe Gonçalves “Filipe de Bitú”, em Santo Antão – Sul, inicialmente, marcada para 07 deste mês de Dezembro, foi adiada para 12 de Janeiro, confirmou hoje a associação de futebol, nesta região desportiva.


Os clubes de futebol em Santo Antão – Sul dizem passar, nesta altura, por “uma situação financeira difícil” e admitem dificuldades para iniciar, a partir de Dezembro, as competições, sem o subsídio da câmara do Porto Novo.


Os jovens da vila da Ribeira das Patas, no Porto Novo (Santo Antão), queixam-se do atraso no arranque dos trabalhos de arrelvamento do campo de futebol de Coice de Chã, projecto prometido, há dois anos, pelo Governo.



A Associação Regional de Futebol em Santo Antão – Sul e os clubes já definiram as datas para o arranque das competições nesta região, esta temporada, todavia, marcada pela desistência de mais uma equipa, o Sanjonense.


O presidente da Associação Regional de Futebol em Santo Antão – Sul, Fernando Lima, fez, hoje, um “balanço positivo” da temporada futebolística nesta região que, a seu ver, terminou “em grande”, no passado fim-de-semana.


Seis clubes em Santo Antão – Sul procederam à sua inscrição para as provas oficiais, esta temporada, nesta região desportiva, que será marcada, todavia, pela ausência do Marítimo, vencedor da Taça Porto Novo, época passada.



O campeonato regional de futebol em Santo Antão de sub-17 está envolto em polémica, despoletada a partir de um protesto do Sanjoanenses, que reclama o título de campeão regional, neste escalão, atribuído à Académica do Porto Novo.


A região desportiva de Santo Antão – Sul pode, em 2020, contar com mais dois campos com relva sintética, sendo um para competições oficiais e outro para treinos e futebol de sete, projectos em perspectiva pela edilidade portonovense.


O Marítimo conquistou, hoje, a taça Porto Novo em futebol, ao ganhar ao Sporting, em jogo da final da competição, por 4-3, na lotaria das grandes penalidades.


O campo de futebol de Círio, em Ribeira das Patas, no interior do município do Porto Novo, está a ser alvo de obras de requalificação com vista a proporcionar mais segurança aos praticantes da modalidade, nessa localidade.


A final da Taça Porto Novo, edição 2018/2019, a segunda competição mais importante do calendário futebolístico em Santo Antão – Sul, vai ser disputada, este sábado, entre as equipas do Marítimo e Sporting.