A Associação Jovens Amigos de São Nicolau (AJAT-SN) celebra, no dia 30 de Outubro, 25 anos como agremiação desportiva, recreativa e cultural a favor da comunidade do Tarrafal de São Nicolau.


À Inforpress, o fundador do clube e sócio número um Agostinho Duarte, contou que agremiação foi fundada a 30 de Outubro de 1994 por estudantes sanicolauenses que se encontravam na ilha de São Vicente.
Segundo o responsável, inicialmente 46 jovens tiveram a iniciativa de formar a Associação de Jovens Estudantes de Tarrafal de São Nicolau (AJET – SN), como é vulgarmente conhecido até hoje, com o intuito de organizar actividades recreativas, culturais e sociais entre as ilhas de São Vicente e São Nicolau.
Volvidos sete anos, o grupo oficializou-se a 26 de Março de 2001 como associação oficial e equipa federada, mudando seu nome para Associação Jovens Amigos de São Nicolau (AJAT-SN), de forma a integrar toda a comunidade sanicolauense e simpatizantes do clube.
Durante todos estes anos, a associação já organizou várias equipas em algumas modalidades, entre elas equipas de sub-11 (federado), futebol juvenil (nas categorias sub-16, sub-17 e sub-20) e andebol masculino e feminino.
“O andebol tem sido um dos pontos fortes com muitos campeonatos conquistados” recordou a mesma fonte.
No futebol, a equipa é detentora da taça centenária “Baltasar Lopes”, em 2007, como 1º classificado, no futebol masculino.
A nível de futsal, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) declarou a AJAT-SN como a organização com “maior número de realizações” na modalidade a nível nacional, que já vai na 23ª edição, desde que foi fundada.
Para além das actividades desportivas, a associação também já organizou Miss Verão Tarrafal, Festival Praia de Tedja (4ª edição em 1998 e 6ª edição em 2001), recordou Duarte.
Para celebrar os 25 anos de existência, AJAT-SN organiza, na última semana de Outubro, uma gala para homenagear os 46 fundadores da associação, treinadores e  jogadores que se destacaram ao longo destes anos, para além de uma exposição de fotografias e torneios de futebol de 11 não federado, torneio futebol 11 dos veteranos, torneio futebol 11 na categoria sub-17.
Para o mês de Novembro estão previstas eleições para a constituição de um novo corpo directivo da associação desportiva, recreativa e cultural.
Inforpress