O Clube Sportivo Mindelense conquistou hoje a Taça Cidade do Mindelo, em futebol, ao empatar a zero com a Académica do Porto Novo, mas beneficiou da melhor diferença de golos marcados e sofridos na prova.


As duas formações, com efeito, partiram para o jogo da tarde de hoje cada uma com uma vitória, só que o Mindelense trazia o resultado de 3-1, com que venceu o Paulense no dia anterior, e a Académica, igualmente vitoriosa na ronda inaugural, mas por 2-1, ante o Salamansa.
O torneio, que homenageou o ex-futebolista João d’Júlia, registou ainda um segundo empate na tarde de hoje, desta feita a dois golos no jogo Salamansa – Paulense.
Na classificação, o Mindelense conquistou o primeiro ligar, seguido da Académica do Porto Novo, Salamansa e Paulense.
Este é o terceiro troféu consecutivo que o Mindelense conquista esta época, pois à Supertaça e à Taça dos Campeões, juntou hoje a Taça Cidade do Mindelo.
Depois de Djobla, na Supertaça, e Ducha, na Taça dos Campeões, a Associação de Futebol de São Vicente (AFSV) fecha, por agora, o ciclo de homenagem a ex-futebolistas, iniciativa que de ter continuidade no futuro, segundo o presidente da Associação de Futebol de São Vicente, Júlio do Rosário.
O ciclo de homenagens é, segundo a mesma fonte, uma forma de “agradecer” tudo o que aquela geração de futebolistas, que “todos admiramos”, pontificou, deu à causa do futebol mindelense.
“Da mesma forma, desejamos o regresso desses ex-futebolistas ao Estádio Adérito Sena, até porque muitos deles há muito que não se deslocam ao estádio”, ajuntou a mesma fonte.
As três provas já realizadas fazem parte do calendário oficial da Associação de Futebol de São Vicente, o qual será cumprido ao logo de seis meses, de Outubro do corrente ano a Abril de 2017.
É enformada por um conjunto de competições na primeira e segunda divisões como Supertaça, Taça Associação, Taça São Vicente e campeonato regional, para além de provas nos escalões de formação e futebol feminino.
Assim, no fim-de-semana 29 e 30 do corrente mês, será a vez da disputa da Taça Associação, da 1ª divisão, antigo Torneio de Abertura, no sistema todos contra todos a uma mão, em sete jornadas.
O calendário da 1ª jornada ditou os jogos Farense – Ribeira Bote, Mindelense – Falcões do Norte, Derby – Académica e Salamansa Batuque.
O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar-se em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro, com os jogos Ribeira Bote – Derby, Falcões do Norte – Batuque, Salamansa – Académica e Farense – Mindelense.
Da mesma forma, clubes e associação promoveram o sorteio da Taça São Vicente, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, a disputar de 20 de Janeiro de 2017 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, meias-finais e final.
A primeira eliminatória, distribuída por três dias (20, 21 e 22 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos: Amarante (2ª divisão) – Académica; Farense – Mindelense; Batuque – Calhau (2ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Derby; Salamansa – Ribeira Bote; São Pedro (2ª divisão) – Falcões do Norte e Corinthians (2ª divisão) – Ponta de Pom (2ª divisão).
Os vencedores disputam a segunda eliminatória, dias 18 e 19 de Fevereiro de 2017, seguindo-se as meias-finais, dias 18 e 19 de Abril de 2017, e a final a 29 de Abril de 2017.
As provas da 2ª divisão, por seu lado, estão calendarizadas para o fim-de-semana 29 e 30 de Outubro, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro.
Fonte: Inforpress