As equipas do Mindelense e do Batuque mantiveram este fim-de-semana o estatuto de líderes isolados da Taça Associação, ao empatarem 1-1, em jogo da 4ª jornada da prova, mas têm agora o Derby à distância de um ponto.


Com efeito, Mindelense e Batuque passam a ter 10 pontos cada, mais um do que o Derby, nove pontos, que, a contar para a mesma jornada, derrotou hoje o Salamansa por 3-0.
Nos outros jogos, a Académica goleou o Salamansa por 4-1, a vitória mais gorda da ronda, ao passou que Ribeira Bote e Falcões do Norte empataram a dois golos.
Resultados completos da 4ª jornada: Mindelense 1 Batuque 1, Académica 4 – Farense1, Salamansa 0 – Derby 3 e Ribeira Bote 2 – Falcões do Norte 2.
Na classificação, Mindelense e Batuque lideram com os mesmo 10 pontos, seguidos de Derby com nove, Ribeira Bote e Académica com seis pontos, Falcões do Norte com quatro pontos cada, e, na cauda da tabela, Salamansa e Farense, que continuma sem pontuar.
A 5ª jornada, prevista para o próximo fim-de-semana, reserva o seguinte quadro de jogos:
Derby – Ribeira Bote e Falcões do Norte – Salamansa, no sábado, 26, e Mindelense – Farense e Académica – Batuque. No domingo, 27.
A Taça Associação da 1ª divisão, ex-Torneio de Abertura, é disputada pelos oito clubes da 1ª divisão no sistema todos contra todos a uma mão, em sete jornadas.
Esta é a quarta prova futebolística deste início de época em São Vicente, após a Supertaça, Taça dos Campeões e Taça Cidade do Mindelo, todas, curiosamente, conquistadas pelo Clube Sportivo Mindelense, tetra campeão de Cabo Verde.
As três provas fazem parte do calendário oficial da Associação de Futebol de São Vicente, o qual será cumprido ao logo de seis meses, de Outubro do corrente ano a Abril de 2017, que engloba ainda a Taça São Vicente e o campeonato regional, para além de provas nos escalões de formação e futebol feminino.
O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar-se em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro, com os jogos Ribeira Bote – Derby, Falcões do Norte – Batuque, Salamansa – Académica e Farense – Mindelense.
A Taça São Vicente, por sua vez, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, será disputada de 20 de Janeiro de 2017 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, meias-finais e final.
A primeira eliminatória, distribuída por três dias (20, 21 e 22 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos: Amarante (2ª divisão) – Académica; Farense – Mindelense; Batuque – Calhau (2ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Derby; Salamansa – Ribeira Bote; São Pedro (2ª divisão) – Falcões do Norte e Corinthians (2ª divisão) – Ponta de Pom (2ª divisão).
Os vencedores disputam a segunda eliminatória, dias 18 e 19 de Fevereiro, seguindo-se as meias-finais, dias 18 e 19 de Abril, e a final a 29 de Abril.
As provas da 2ª divisão estão calendarizadas para o fim-de-semana 29 e 30 de Outubro, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro.
Fonte: Inforpress