A Associação Académica do Mindelo vai atacar, a partir desde sábado, 11, a segunda volta do campeonato de futebol de São Vicente da 1ª divisão na condição de líder isolado da prova com 16 pontos.


A Académica recebe o Salamansa, sexto da tabela, com sete pontos, no segundo jogo de sábado, 16:00, a contar para a primeira jornada da segunda volta.
Há alguns anos, com efeito, que a Micá, nome por que é conhecida a Académica, não dobrava a primeira volta na condição de líder isolado, mas tal sucede este ano devido ao desempenho positivo nos sete jogos já disputados, em que averbou cinco vitórias, um empate e uma derrota.
Ademais, trata-se da equipa com melhor diferença de golos marcados e sofridos, oito golos positivos, já que marcou 12 e sofreu apenas quatro.
O seu adversário de sábado, o Salamansa, por seu lado, é sexto da tabela, com sete pontos, frutos de uma vitória, quatro empates e duas derrotas, para um saldo negativo de cinco golos, ou seja, quatro marcados e nove sofridos.
Logo a seguir à Académica, na classificação, vem o Mindelense, no segundo lugar, a apenas um ponto, 16 contra 15, e que defronta no jogo de abertura da 8ª jornada e primeira da segunda volta (sábado, 14:00) o Farense, quinto da tabela com 10 pontos.
O Mindelense é a única equipa das oito que disputa o campeonato da 1ª divisão sem derrotas, saldando a sua participação nos sete jogos por quatro vitórias e três empates, nove golos marcados e cinco sofridos.
O Farense, por seu lado, em sete jogos alcançou três vitórias, um empate e três derrotas, marcou 10 golos e sofreu nove, totalizando 10 pontos.
A jornada prossegue no domingo, 12, com mais dois jogos, a abrir, às 14:00, o Batuque, quarto classificado, com 11 pontos em sete jogos, recebe a equipa dos Falcões do Norte, última da tabela, com apenas um ponto, a única ainda sem vencer, com um empate e seis derrotas, quatro golos marcados e 10 sofridos.
O Batuque, por seu lado, juntou três vitórias, dois empates e duas derrotas em sete jogos, marcou nove golos e sofreu oito.
A encerrar a jornada, domingo, 16:00, o Futebol Clube Derby, terceiro classificado com 12 pontos, recebe o Ribeira Bote, sétimo, com quatro pontos.
A trajectória dos derbianos, na primeira volta, saldou-se por três vitórias, três empates e uma derrota, uma diferença positiva de dois golos (oito marcados e seis sofridos), ao passo que o Ribeira Bote, em sete jogos, conseguiu uma vitória, um empate e cinco derrotas, marcou quatro golos e sofreu nove.
Quadro de jogos da 8ª jornada e primeira da segunda volta:
Mindelense - Farense (14:00) e Académica – Salamansa (16:00), no sábado, 11, e Batuque – Falcões do Norte (14:00) e Derby – Ribeira Bote (16:00), no domingo, 12.
Na classificação, a Académica lidera com 16 pontos, seguida do Mindelense com 15, Derby com 12 e Batuque com 11 pontos.
Farense é o quinto da tabela classificativa, com 10 pontos, Salamansa é sexto, com sete pontos, os mesmos do Ribeira Bote, que é sétimo, e, no último lugar, posiciona-se Falcões do Norte, com apenas um ponto.
Fonte: Inforpress