O campeonato de São Vicente da 1ª divisão termina este fim-de-semana sendo a disputa pelo segundo lugar o interesse da ronda, definido o campeão e a equipa que desce de divisão, segundo classificação emanada da associação.


Tudo mudou, com feito, esta semana, na secretaria, na sequência do acórdão nº1 de 2017 do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) em que a mesma aplicou a pena de derrota nos cinco jogos em que a Académica do Mindelo utilizou o guarda-redes Ken, por alegada inscrição ilegal.
Assim, ao ver subtraídos 11 pontos que tinha conquistado em cinco jogos, em que alegadamente terá utilizado de forma irregular o guarda-redes Ken, a Académica, que na semana passada liderava o campeonato com 29 pontos, caiu para o 5º lugar da tabela classificativa, agora com 18 pontos, os mesmos do Farense (quinto classificado), e mais quatro do que o Salamansa, sexto, com 14 pontos.
Na reconfiguração da tabela classificativa “pós-acórdão”, o Mindelense sagra-se, assim, campeão regional, com 29 pontos, mais sete que o novo segundo classificado, o FC Derby, com 22 pontos, a uma jornada do fim do campeonato.
Ou seja, Derby, com 22 pontos, e Batuque, com 20 pontos, têm a chance de alcançar o 2º lugar na derradeira jornada e, assim, acompanhar o campeão Mindelense no campeonato de Cabo Verde.
Por outro lado, a Associação Académica do Mindelo já veio dizer publicamente que “não vai tolerar” que um jogador “inscrito legalmente”, com “toda a documentação nacional autêntica”, seja posta em causa, pelo promete recorrer a todos os meios para “repor a legalidade”.
Mas os efeitos do acórdão do Conselho de Justiça da FCF fazem “estragos” também na cauda da tabela e, com as novas contas, os Falcões do Norte descem automaticamente à segunda divisão, pois continuam a somar os mesmos nove pontos, contra os agora 13 pontos do Ribeira Bote, no penúltimo lugar, a uma jornada do fim do campeonato.
Assim, na última jornada, Ribeira Bote, 13 pontos, e Salamansa, 14, vão dar tudo para evitar a liguilha, ou seja, a eliminatória a duas mãos entre o 7º classificado da 1ª divisão e o segundo classificado da 2ª divisão para preencher a vaga na 1ª divisão.
Jogos da 14ª e última jornada do campeonato de futebol de São Vicente da 1ª divisão: Ribeira Bote – Salamansa (14:00) e Falcões do Norte – Farense (16:00), no sábado, 29, e Batuque – Mindelense (14:00) e Derby – Académica (16:00), no domingo, 30.
Na classificação, o Mindelense passa a somar 29 pontos, mais sete que o novo segundo classificado, o FC Derby, com 22 pontos, a uma jornada do fim do campeonato.
Batuque é terceiro com 20 pontos, Farense e Académica passam a ter os mesmos 18 pontos, no sexto lugar posiciona-se o Salamansa com 14 pontos, Ribeira Bote é sétimo e penúltimo da tabela classificativa, com 13 pontos e, no último lugar, os Falcões do Norte, com nove pontos.
Fonte: Inforpress