A Associação de Futebol de São Vicente (AFSV) anunciou para 07 de Novembro o arranque das provas oficiais do calendário futebolístico 2015-2016 com o jogo da Supertaça, entre os vencedores do campeonato e da Taça São Vicente.


Ao logo de seis meses, de Novembro do corrente ano a Maio de 2016, a AFSV programou um conjunto de provas na primeira e segunda divisões como Supertaça, Taça Associação, Taça São Vicente e campeonato regional, para além de provas nos escalões sub-15, sub-17 e futebol feminino.
A designada Supertaça disputa-se, assim, no sábado, 07 de Novembro, entre o Mindelense, na condição de vencedor das duas provas na época transacta (campeonato e taça) e o Amarante, finalista vencido da Taça São Vicente.
Segundo o calendário, a anteceder o Torneio de Abertura, este ano com nova designação - Taça Associação - que principia no fim-de-semana 21 e 22 de Novembro, já que o fim-de-semana anterior, 14 e 15, está destinado a um torneio quadrangular promovido pela Associação Académica do Mindelo.
A Taça Associação, que se disputa no sistema todos contra todos a uma mão, já tem calendário, o qual ditou, para a 1ª jornada, dias 21 e 22 de Novembro, os jogos Falcões do Norte – Mindelense, Derby – Salamansa, Farense – Amarante e Batuque – Académica.
O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 16 e 17 de Janeiro de 2016 com os jogos Falcões do Norte – Mindelense, Farense – Salamansa, Académica – Derby e Batuque – Amarante, na primeira jornada.
Da mesma forma, clubes e associação promoveram o sorteio da Taça São Vicente, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, a disputar de 22 de Janeiro de 2016 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, as meias-finais e a final.
A primeira eliminatória, distribuída por três dias (22, 23 e 24 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos; Calhau (2ª divisão) – Académica (1ª divisão); São Pedro (2ª divisão) – Ponta d´Pom (2ª divisão); Batuque (1ª divisão) – Salamansa (1ª divisão); Derby (1ª divisão) – Mindelense (1ª divisão); Falcões do Norte (1ª divisão) – Amarante (1ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Ribeira Bote (2ª divisão) e Farense (1ª divisão) – Corinthians (2ª jornada).
Os vencedores disputam a segunda eliminatória, seguindo-se as meias-finais e a final, esta última a disputar-se a 30 de Abril de 2016.
As provas da 2ª divisão, por seu lado, estão calendarizadas para o fim-de-semana 09 e 10 de Janeiro de 2016, com a Taça Associação, ex-Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 20 e 21 de Fevereiro.
Por fim, as provas nos escalões de formação, ficaram calendarizadas para 30 e 31 de Janeiro (sub-15) e 06 e 07 de Fevereiro (sub-17), ao passo que o campeonato no escalão feminino deve principiar no fim-de-semana 13 e 14 de Fevereiro.
Todas as equipas, segundo fonte da associação, já iniciaram os treinos de preparação para a época 2015-2016.
Fonte: Inforpress