A Associação Académica de Coimbra (Portugal), equipa da 1ª Liga Portuguesas, participa dias 14 e 15 num torneio de futebol, em São Vicente, que celebra o 75º aniversário da Associação Académica do Mindelo.


Segundo o presidente da Académica do Mindelo, Júlio Wahnon, o torneio, no qual participam ainda as equipas do Mindelense e do Sporting da Praia, para além da equipa anfitriã, é o culminar das actividades em celebração dos 75 anos de existência da Académica, clube fundado a 01 de Abril de 1940.
A prova vai ser dedicada ao sócio fundador da Micá do Mindelo, Alberto Soares, também conhecido por Bitunga, recentemente falecido, a quem será prestado a “justa homenagem”.
“Quando fui eleito presidente da direcção da Académica prometi ao sócio Bitunga que traria a Académica de Coimbra a São Vicente e que ele lá estaria para ver esse jogo, mas a morte assim não quis”, explicou o presidente Júlio Wahnon, ao justificar a homenagem.
Também será realizada a Gala 75 anos da Académica do Mindelo, num dos hotéis da ilha, sendo certo que a vertente formação estará também patente nesta ponta final das comemorações com palestras sobre treino desportivo, promovidos por treinadores da Académica de Coimbra.
Relativamente ao torneio, o calendário ditou os jogos Mindelense – Sporting da Praia e Académica do Mindelo – Académica de Coimbra, no sábado, 14.
No dia seguinte os vencidos de sábado jogam às 14:00 e, às 16:00, a grande final entre os vencedores.
Questionado se a Académica de Coimbra virá a São Vicente com a equipa principal que disputa o campeonato de Portugal da 1ª Liga, Júlio Wahnon disse que não tem nenhuma informação em contrário que não virá a primeira equipa.
Sobre a Académica do Mindelo, que já vai com algumas semanas de treino, agora sob direcção do treinador Eurico, o presidente do clube explicou que a aposta foi feita na renovação do plantel já que os resultados na época transacta “foram negativos”.
“Ganhámos com os erros, formamos, o ano passado, uma equipa com nomes sonantes do futebol mindelense, foi uma experiência negativa, e este ano mudamos a filosofia e, por isso vamos mesclar juventude com experiência”, concretizou o presidente, que espera ter uma equipa a lutar pelo título regional.
Fonte: Inforpress