O Sport Clube Corinthians ascendeu hoje à 1ª divisão do futebol da ilha de São Vicente, proeza inédita deste clube fundado em 1987, ao derrotar a formação do São Pedro por 3-1, em jogo da última jornada.


O Corinthians sagra-se, assim, campeão da 2ª divisão e na próxima época desportiva vai figurar na lista dos oito melhores clube de São Vicente, aqueles que disputam a 1ª divisão.
O Ponta Pom, por seu lado, clube que ainda tinha chances de chegar ao título da 2ª divisão, mas só em caso de derrota do Corinthians, venceu o seu jogo ante o Amarante, e terá de contentar-se com a eliminatória de apuramento à 1ª divisão (liguilha) frente ao penúltimo classificado da 1ª divisão, a Académica do Mindelo.
Em sentido inverso ao do Corinthians, a equipa do Ribeira Bote desce à 2ª divisão, apesar das duas vitórias consecutivas nos dois últimos jogos do campeonato.
Ainda hoje será conhecido o vencedor do campeonato da 1ª divisão, Derby ou Mindelense, no jogo que encerra a prova marcado para as 16:00.
O FC Derby parte para o clássico de hoje com o Mindelense à distância de um ponto para conquistar o título regional.
Os azuis e brancos, com efeito, chegam à última jornada da prova na condição de líderes isolados, com 33 pontos, e a dependerem de si próprios para se sagrarem campeões, já que o segundo, o seu adversário de sábado, o Mindelense, soma 31 pontos.
Nos 13 jogos já disputadas, o FC Derby, que juntamente com o Mindelense são as únicas equipas ainda sem derrotas na prova, alcançou 10 vitórias e três empates, marcou 28 golos e sofreu oito, ou seja, uma diferença positiva de 20 golos.
O Mindelense, por seu lado, que só a vitória frente ao Derby interessa para alcançar o título esta época, no seu percurso nos 13 jogos já disputados conquistou nove vitórias e quatro empates, marcou 18 golos e sofreu cinco, uma diferença positiva entre marcados e sofridos de 13 golos.
Inforpress