O Sporting Clube Farense impôs domingo um empate a dois golos ao Mindelense, e o Derby, ao derrotar o Castilho juntou-se na liderança aos encarnados, beneficiando da derrota da Académica com o Batuque.


Com efeito, a quarta jornada do Torneio de Abertura foi pródiga em surpresa e mexidas na tabela classificativa, a começar pelo empate 2-2 no jogo Mindelense – Farense, com três grandes penalidades, e a particularidade de os encarnados terem estado a vencer ao intervalo por 2-0, golos de Guga, de grande penalidade, e Ary.
Na segunda parte, Ailton, do Farense, foi o homem do jogo ao converter as duas grandes penalidades para a sua equipa e que deram empate a dois golos como resultado final.
Quem se atrasou na tabela classificativa foi a Académica, que chegou a esta jornada na qualidade de líder ao lado do Mindelense, ao ser derrotada pelo Batuque por 2-0, dois golos de Balacov, por sinal ex-futebolista da Académica.
Com a conjugação dos resultados alcançados por Mindelense (empate) e Académica (derrota) o Derby retirou a melhor vantagem ao vencer o Castilho por 2-0, igualando assim, o Mindelense, na liderança, ambos agora com oito pontos.
No outro jogo da 4ª jornada, Salamansa derrotou Corinthians por 2-1.
Resultados da 4ª jornada do Torneio de Abertura: Académica 0 Batuque 2, Castilho 0 Derby 2, Mindelense 2 Farense 2 e Corinthians 1 Salamansa 2.
Na classificação, disputadas quatro das sete jornadas da prova, Mindelense e Derby lideram agora com os mesmos oito pontos, seguidos de Batuque e Académica com sete pontos, cada, Farense seis pontos, Salamansa cinco pontos, Corinthians três pontos Castilho ainda sem pontuar.
A 5ª jornada, prevista para o próximo fim-de-semana, reserva o seguinte quadro de jogos: Salamansa – Mindelense (14:00) e Farense – Castilho (16:00), no sábado, 24, e Batuque – Corinthians (14:00) e Derby – Académica (16:00), domingo, 25.
O Torneio de Abertura é uma prova de preparação que antecede o campeonato regional, é  disputada pelos oito clubes da 1ª divisão no sistema todos contra todas a uma mão ao longo de sete jornadas, até 09 de Dezembro.
O campeonato, por seu lado, a prova regional maior do calendário da Associação de Futebol de São Vicente (AFSV), inicia-se no fim-de-semana 15 e 16 de Dezembro com os jogos Corinthians – Batuque, Mindelense – Derby, Castilho – Salamansa e Farense – Académica.
A AFSV já igualmente tem pronto o calendário dos jogos da 1ª eliminatória da Taça São Vicente 2018-2019, prova que congrega todos os clubes da 1ª e da 2ª divisão.
O sorteio a 1ª eliminatória, a disputar-se nos dias 20, 21 e 22 de Janeiro de 2019, ditou os seguintes jogos: São Pedro (2ª divisão) – Ponta d’Pom (2ª divisão), Académica – Mindelense, Ribeira Bote (2ª divisão) – Calhau (2ª divisão), Falcões (2ª divisão) – Castilho, Farense – Amarante (2ª divisão) e Salamansa – Corinthians e Batuque – Derby.
A 2ª eliminatória joga-se a 16 de Fevereiro de 2019, as meias-finais no dia 20 de Março, e a final a 06 de Abril.
Inforpress