Um central possante que jogava com uma disciplina impressionante, Agnelo Ramos, entrou na cena futebolista ainda muito jovem a jogar pela equipa de São Paulo do Bairro da Achada de Santo Antonio, com passagens para o Prédio, Varanda e Babolacha.

Nelo Tambarina, como é chamado, jogou 9 jogos pela selecção de Futebol de Cabo Verde.

De 1992 para 1997 Nelo foi o central de marcação chamado ao serviço do combinado nacional.

Enquanto jogador sempre se primorou pela certeza, e pela vontade de disputar e vençer cada lançe, cada embate e cada partida.

O jogo na selecção que mais marcou o central foi o encontro contra a Mauritânia na abertura da Taça Amilcar Cabral, em que apontou um golo de cabeça.

Nelo ficou a ser conhecido no mundo de futebol pelo “matador” de cabeça.

O central do Bairro de Achada Santo Antonio conquistou por cinco vezes o campeonato de Santiago e por duas vezes o campeonato de Cabo Verde, um com o Boavista da Praia, na época 1994-95, e o outro com o Sporting da Praia, em 1988-99.

Nos Estados Unidos, desde 1999, Nelo representou Dinamo da Brava, Juventude de RI, e Fidjos Terra, equipa que continua ligado até hoje.

O central conquistou 4 campeões da LASA (Liga Luso Americana) que mais tarde tornou-se NELASA (New England Luso Americana), 3 com Fidjos Terra e 1 com o Dinamo da Brava. Ainda representou várias selecções locais no Estado de Massachussets.

Uma homenagem do CRIOLOSPORTS.COM ao Estrela do futebol cabo-verdiano no dia que completa 47 anos.