Logo após a Independencia  e  com apenas 18 anos,  depois de duas épocas a jogar no Sporting da Praia (1973/74 e 1974/75), Mariano, “Tchibiu”, partiu para Portugal  aproveitando de um vôo oferecido pelo governo Português.


Foi em Portugal que Mariano começou e terminou a sua careira de futebolista profissional.

Em Lisboa, o jovem destacou-se numa equipa cabo-verdiana chamada Voz de Cabo Verde.

Dai surgiu a transferencia para o Salgeiros, que na altura pertencia á terceira divisão.

Depois de 7 anos no Salgueiros, em que ajudou a equipa a subir á primeira divisão, “Tchibiu” foi nomeado como o melhor defesa central da Zona Norte de Portugal.

Logo depois, em 1983, o central, que possuia uma físico invejável, foi contratado para representar o Futebol Clube do Porto, onde conquistou o campeonato Português, a Taça e a Super Taça. 

Dois anos depois o cabo-verdiano regressou ao Salgueiros para depois transferir-se para o Farense, Gil Vicente e Ovarense, onde terminou a carreira em 1991.

“Tchibiu” representou a selecção de Cabo Verde nove vezes, sendo a primeira vez em 1979 num torneio que decorreu na cidade da Praia.

Em 1983, no ano em que ele foi a primeira contratação do Pinto da Costa, na altura recém nomeado presidente do Futebol Clube do Porto,  o central foi chamado mais uma vez a vestir a camisola da selecção nacional para a Taça Amilcar Cabral.

O jogo a nivel de selecções que mais marcou o jogador foi em 1983 contra a Mauritania, onde participaram sete jogadores profissionais cabo-verdianos que jogavam em Portugal, incluindo o Neno, ex guarda-redes do Benfica. Com o resultado a nulo, o central sofreu uma lesão e teve de assistir o combinado nacional a sofrer dois golos do banco. 

A última actuação do alto central na selecção de Cabo Verde foi em 1989 na Taça Amilcar Cabral que decorreu em Senegal.

De regresso a Cabo Verde o central treinou a equipa do Vitória (95/96) e Sporting da Praia(96/97) antes de emigrar-se para os Estados Unidos em 1997.

Nos Estados Unidos o jogador continuou ligado ao futebol a nivel de veteranos no clube Portugues Recordações.

Atualmente, com 63 anos, reside em Brockton, MA.