Nome: Crispina Correia (Tininha)
Nacionalidade: Caboverdiana
Posição: Poste
Altura: 6' 2''


Prémios Individuais:
.Várias vezes campeã de Santiago (Júnior e Sénior)

.Vice campeã do campeoanato português da segunda divisão (94/95)

.Duas vezes campeã da conferência do sul da Flórida de
"Community College com Palm Beach Community College"

.Duas vezes "All Conference com Palm Beach Community College"

.Medalha de Bronze em Jogos da Lusofonia em Macau

.Melhor marcadora do CAN 2007

.Campeã de Angola pelo Primeiro de Agosto



Com apenas 10 anos de idade Crispina Correia, mais conhecida por Tininha, integrou-se na escola de Mini Basket do Prédio sob a orientação de César Correia Silva (César), João Timas, mais conhecido por Djony, antigo grande do Basquetebol Caboverdiano, Fernando Gomes (Fema) e Gabriel Livramento(Gaby).

Dos iniciados até ao último ano do escalão Júnior, Tininha continuou a sua formação com Zé Eduardo, mais conhecido por Zé Angolano, onde ganhou vários campeonatos regionais, inclusive um, em escalão sénior.
A atleta seguiu para Portugal onde integrou-se na equipa do desportivo da Povóa durante dois anos.

Sob a orientação do treinador José Ricardo, a equipa da Povóa sagrou-se por duas vezes campeã.

Uma bolsa de estudos permitiu à Tininha seguir para os Estados Unidos da América para integrar uma equipa da 1ª divisão do campeonato "Community college em Florida", mais precisamente a "Palm Beach community College".
Com a basquetebolista integrando a equipa, "Palm Beach community College" ganhou por duas vezes o título da conferência.

Devido à sua boa prestação na última época da "Palm Beach community College" a atleta do Prédio despertou o interesse de várias universidades que enquadram a NCAA, primeira e segunda divisão de basquetebol nos Estados Unidos da América, tais como, Universidade de Auburn, Purdue University, Universidade de West Virginia, Universidade de Central Florida, FSU (Florida State University), Universidade de Virginia, Temple, Universidade de South Carolina, Rutgers.

Tininha ainda despertou o interesse do número um do Basquetebol feminino nos Estados Unidos da América, a Universidade de Connecticut (UCONN).

Após visitar 4 das 5 cinco Universidades que pretendia frequentar Tininha encantou-se com a Universidade de Auburn em Alabama, universidade esta pertencente à conferência SEC (south eastern Conference) e foi aí que decidiu jogar e prosseguir com os estudos.

Pela universidade de Auburn já passaram grandes atletas incluindo Charles Barkley, Bo Jackson, Ruth Boltan (WNBA), Carolin Jones (WNBA que também foi uma das treinadoras de Tininha em Auburn). Em Auburn Tininha jogou sob o camando do "Coach Joe Ciampi" ( "hall of fame" do Basquetebol feminino).

Tininha ainda representou a selecção do basquetebol feminino de Cabo Verde em jogos da eliminatória para o CAN 2005, em CAN 2005 e em jogos da Lusofonia em Macau.

Foi melhor marcadora do CAN 2007, tendo sido escolhida para o 5 Ideal da Prova.

Ainda sagrou-se campeã de Angola pelo Primeiro de Agosto.
CS