Apesar de ter gosto especial para o Basquetebol e Andebol , modalidades  que dominou com grande facilidade, Paulo Monteiro,  conhecido por Bob, nascido a 13 de Dezembro de 1968, iniciou na prática do futebol com o Benfiquinha/Vulcânico do Fogo, aos 15 anos.


Depois, passou para a equipa da Juventude do Fogo.

Representou várias equipas do Fogo em torneios, sempre que ia de férias da Praia para a Ilha que o viu nascer.

Um atleta natural, talentoso e polivalente jogador, no campeonato regional do Fogo representou a Académica da Ilha.

Não esquecendo do seu basequetebol, em 1986, representou a seleção da Praia em Basketebol.

Uma equipa de estrelas de Basket da Praia da qual faziam parte, Baroti, Armando, Djony e Homero, de entre outros grandes jogadores.

Em 1988, representou a Académica do Fogo num torneio das Académicas, realizado no Estádio da Várzea, na Praia.

Participaram no torneio, a Académica da Praia, Académica do Fogo,  Académica do Sal e a Académica de São Vincente.

Bob destacou-se no meio de consagrados “estrelas” do futebol nacional com excelentes exibições e golos e foi considerado o jogador mais valioso (MVP) do torneio.

Um dos golos foi um golaço apontado, nos minutos finais, ao grande guarda-redes, internacional cabo-verdiano, Bera, na vitória de 1-0 da Micá de Fogo contra a Micá da Praia.

Depois, participou em mais um jogo, na Praia, entre a seleção de Cabo-Verde e um misto da Ilha Fogo.

Logo, foi convidado por José Antunes, “Tóca”, para fazer parte da Seleção de Cabo Verde para a próxima edição da Taça Amilcar Cabral. Infelizmente, teve uma interrupção na competição, não realizou, e logo depois teve que emigrar para os Estados Unidos.

Nos EUA, representou o Cabo Verde United, do falecido Jorge Fidalgo, a primeira equipa cabo-verdiana a conquistar a Mass Cup.

Da equipa treinada por Duia faziam parte, de entre outros jogadores, Marcelino Barros, Zito de Mima, Waldir Fernandes e Anselmo Ribeiro, Jair, que representou vários clubes a nível profissional e a seleção de Cabo Verde.

Mais, foi uma peça importante, um dos melhores jogadores, da equipa do liceu Madison Park, que foi considerada uma das melhores equipas do estado de Massachusetts nos anos 1990 e 1991, e que atingiu á final do campeonato estadual dos liceus.

Passou ainda pela equipa semi-profissional do Stingrays.

Como treinador, iniciou a carreira no FC Tabanka de Boston.

Passou a treinar a equipa os Emigrantes, onde teve grande sucesso. Levou o clube á inédita final do Open Cup, tendo perdido o jogo da final realizado em Florida.

Treinou ainda a equipa do Tarrafal FC, agora Brockton FC United.

ADP
CrioloSports