Nascido a 21 de Setembro de 1973, em Preguiça, Ilha do Sal, Cabo Verde, Agildo Cabral, mais conhecido por Gy, inicou na prática do Basket no Atletas da ilha que o viu nascer.


Com os seus 2.00 metros, representou o ABC da Praia, com o qual sagrou-se campeão nacional por 5 vezes.

Representou ainda o Batuque de São Vicente e o Pantera Negra do Sal.

Tem no seu palmares 17 títulos regionais.

Foi 6 vezes melhor pontuador dos campeonatos nacionais, foi incluido 7 vezes no Cinco Ideal do campeonato nacional com as três equipas que representou.

Com uma Média de 35 Pontos por jogo foi o melhor pontuador no Torneio Internacional que contou com a participação do Benfica de Portugal.

Pelo Pantera negra participou ainda num outro torneio internacional que contou com a presença do Desportivo de Huila de Angola.

Um poste de grande talento, de 1995 a 2007, foi chamado várias vezes para representar a seleção de Cabo Verde.

Esteve na seleção que conquistou a Medalha de Bronze no FIBA Afrobasket 2007, em Angola.

Em 2019 criou um projecto de incentivo ao bem-estar físico e mental, que visa a sensibilizar os jovens de Cabo Verde e, não só, para uma vida mais saudável, com base no equilíbrio em quatro áreas-chave, o físico, o mental, o emocional e o financeiro.

É profissional de saúde e bem-estar, conselheiro financeiro e vice atualmente em West Palm Beach, Flórida, USA.

De momento encontra-se na Ilha do Sal em Cabo Verde, desenvolvendo um projeto, junto com a CABRAL Corporation, de Consciencialização e reeducação alimentar para o reforço natural do nosso sistema imunológico face ao COVID-19, promovendo um estilo de vida saudável e ativo.

ADP
CrioloSports