No âmbito da política da Câmara Municipal do Sal para o desenvolvimento e dinamização do desporto na ilha, o Salão Nobre acolheu, ontem, 30 de novembro, o ato de entrega de subsídios às associações e clubes desportivos federados, referentes à época desportiva 2014/2015.


O subsídio no valor global de dois milhões e quinhentos e dez mil escudos (2.510$00) representa um estímulo e a contribuição da Câmara Municipal do Sal para que as equipas e associações desportivas possam realizar o seu trabalho da melhor forma.

O ato foi presidido pelo Vereador para a área do Desporto, Pedro Neves, e testemunhada pelo Vereador das Infra-estruturas, Antero Alfama, e pela Vereadora da Juventude, Luceth Santos.

O responsável pela pasta do desporto, Pedro Neves, sublinhou, no ato, que a Câmara Municipal do Sal tem estado com o Desporto o Ano Inteiro e tem apoiado o sector de diferentes formas, quer do ponto de vista da criação e manutenção de infra-estruturas desportivas, quer do ponto de vista de cedência de espaços, materiais desportivos, promoção de formações, atribuição de apoios financeiros, entre outros.

Neves avançou que muitas infra-estruturas estão a ser reabilitadas, sendo que algumas vão ganhar iluminação pública, como é o caso da placa desportiva de Ribeira D’Oze, e outras infraestruturas estão a ser construídas como, por exemplo, o Complexo desportivo de África 70.

As associações regionais do Sal (andebol, Atletismo, basquetebol, ténis, voleybol, Futebol) receberam cinquenta mil escudos cada e as recém-criadas associações de xadrez e boxe, embora ainda não participam de provas oficiais, foram contempladas com trinta mil escudos cada como prémio de motivação e incentivo para que continuem a desenvolver as respectivas modalidades na ilha.

Os clubes de Futebol da 1ª divisão (Associação Académica do Sal, futebol Clube de Juventude, Académico do Aeroporto do Sal, Grupo Desportivo da Palmeira, Sport Clube Santa Maria e Sport Clube Verdun) receberam cem mil escudos cada, enquanto que, os clubes de futebol da 2ª divisão (Associação Chã de Matias, Associação Nova Geração, Asgui-Associação Guineense, jovens Unidos da Ribeira Funda (Jurf) Gaviões e Grupo desportivo da Florença) receberam setenta e cinco mil escudos cada.

Às equipas femininas de Futebol (Lanna, Doreense, Fãs de Locutores e Sport Clube de Santa Maria) coube a quantia de cinquenta mil escudos cada. De igual modo, aos clubes das modalidades de Salão a saber: baquetebol, Andebol e voleybol tanto as formações masculinas como as femininas receberam cinquenta mil escudos cada.
Fonte: CM Sal