A Gala do Desporto Cabo-Verdiano 2015, promovida pela Direção-Geral de Desportos sob a égide do Ministério da Educação e Desportos, acontece a 11 de Dezembro na Assembleia Nacional. 

A festa do desporto cabo-verdiano é uma cerimônia de entrega de prêmios em diversas categorias que pretende premiar os melhores do Desporto Cabo-verdiano. 

A Gala tem como missão promover a prática do desporto em todo o território nacional e na diáspora, homenagear e incentivar atletas, equipas campeões nacionais e internacionais, destacar os agentes desportivos com desempenho de excepcional valor, promover o convívio e a sã camaradagem entre todos aqueles que direta ou indirectamente participam no fenómeno desportivo.

O processo de indicação dos nomeados foi feito através da eleição de um júri. Na primeira fase as Federações indicaram os seus candidatos para cada uma das categorias. 

Na segunda fase, o júri e o público decidem sobre quais os vencedores, sendo que o público elege através de uma votação na página oficial da Gala no facebook, em que cada pessoa poderá votar 1 vez em cada categoria. 

O júri composto por 5 elementos, de diferentes modalidades e áreas do Desporto, sendo pessoas de grande experiência e exemplos para toda a sociedade, tem 70% de peso na escolha dos vencedores e o público 30%. 

Os vencedores serão anunciados na Gala de Entrega de Prêmios a ser realizada no dia 11 de Dezembro, pelas 21H00, na Assembleia Nacional que contará com as atuações de Mirri Lobo e de Josslyn.