O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), Nelson Martins, inicia hoje uma visita de dois dias à ilha do Fogo para contactos com dirigentes e responsáveis das equipas desta modalidade desportiva.


O dirigente federativo, que se faz acompanhar do director da mesma instituição, tem agendado para esta terça-feira um encontro com o presidente da edilidade de São Filipe, que acumula a vereação do Desporto, Jorge Nogueira, seguido de uma visita ao polivalente “Simão Mendes”, único espaço utilizado para a prática desta modalidade na cidade de São Filipe, assim como encontro com equipas, dirigentes e membros da Associação Regional de Andebol do Fogo (ARAF).
No segundo dia da visita, Nelson Martins deslocar-se-á aos municípios de Santa Catarina e Mosteiros, para encontro com dirigentes de equipas e com vereadores dos desportos dos dois municípios.
A visita do presidente da FCA é vista como uma forma de relançar o andebol na ilha que nos últimos anos tem conhecido algum retrocesso.
O presidente da Associação Regional de Andebol do Fogo (ARAF), João Gonçalves, disse à Inforpress que desde o dia 24 de Março decorre uma acção de formação de árbitros, ministrada pelo árbitro internacional Carlos Vieira, contando com uma média de 10 a 15 árbitros.
Quanto à época, João Gonçalves indica que as actividades iniciaram -se em Janeiro, com a disputa da super-taça, tendo iniciado segunda-feira o torneio de abertura no escalão sub 20 masculino, ao que se segue o campeonato regional, assim como torneios de mini-andebol, em parceria com as escolas do Ensino Básico Integrado.
Na primeira jornada do torneio de abertura, jogaram KKobra – Gas Fogo e Escola Renascer – Atlético.
No escalão sénior masculino, estão inscritas três equipas, nomeadamente KKobra e Escola Renascer (São Filipe) e Gas Fogo, de Roçadas (Santa Catarina do Fogo).
Os escalões de sub 20, masculino e feminino contam com quatro equipas cada, nomeadamente KKobra e Escola Renascer (São Filipe), Gas Fogo, de Roçadas (Santa Catarina do Fogo) e Atlético dos Mosteiros.
A formação dos Mosteiros volta a participar nas provas regionais de andebol, depois de no ano passado ter suspendido a sua participação por falta de recursos, enquanto a equipa de Santa Catarina vem participando de forma consecutiva, há três anos, nas provas regionais de andebol.
Fonte: Inforpress